Hospitais se mobilizam junto ao HSI em prol da Doação de Órgãos

Postado por admin

O Hospital Santa Isabel (SC), em conjunto com o Hospital Santo Antônio e a Associação Renal Vida, levantou a bandeira em prol do Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado nacionalmente em 27 de setembro. De responsabilidade social com nuances educativas, a campanha tem como objetivo sensibilizar a comunidade local para a causa, disseminando a importância de ajudar o seu semelhante.

Com o slogan “O importante precisa ser dito em vida. Diga ao mundo que você é doador de órgãos”, a equipe envolvida na campanha deste ano ajudou a esclarecer se é necessário deixar algum documento por escrito para avisar que é um doador. Essa é uma dúvida muito comum, pois “falar sobre um assunto tão delicado não é fácil para ninguém, mas é importante. Você não precisa deixar nenhum documento por escrito, mas precisa falar sobre o seu desejo, pois quem decide sobre a doação são os familiares e eles certamente vão respeitar a sua vontade em vida”, explica a enfermeira coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HSI, Gisélia Theiss.

Com o objetivo de fortalecer a causa, colaboradores e médicos de ambos os hospitais e da Renal Vida, junto com o transplantado cardíaco Anderson Lessa, orientaram a população para a causa. Quem passou pelo local foi convidado a ser fotografado junto a frase escolhida para campanha e as hashtags #DoeÓrgãos, #SouDoador e #BeaDonor (Seja um Doador, em inglês). As crianças ganharam balões da campanha e os adultos folders explicativos.

Os médicos e colaboradores da Renal Vida e dos hospitais Santa Isabel e Santo Antônio também aderiram à campanha e fizeram questão de serem fotografados com as placas e camisetas expondo o tema.

Para se ter uma dimensão do panorama catarinense, neste primeiro semestre de 2017 quase 550 pessoas se encontram na fila de espera do estado, aguardando por um órgão compatível. Em contrapartida, 719 transplantes foram realizados no estado neste mesmo período, sendo boa parcela destes ocorridos em Blumenau, no Hospital Santa Isabel.

2017.10.03



Sem Comentários

712 Visualizações

Deixe um comentário :