Homenagens à Madre Regina Protmann

Postado por admin

Janeiro sempre é um mês especial para a ACSC. E neste ano, celebramos 401 anos da morte de Madre Regina Protmann, momento de muita importância e significado, sobretudo para nós que, de alguma forma, somos continuadores de sua existência.

Para celebrar os anos da chegada de Madre Regina na Glória Celeste, diversas atividades foram organizadas por nossas Casas. Desde orações especiais até homenagens para marcar a sua memória.

Algumas homenagens à Madre Regina Protmann

Com apenas 19 anos, Madre Regina Protmann começou a dedicar-se à educação de crianças e aos cuidados dos doentes em uma casa doada por sua família, formando a comunidade que deu origem à Congregação das Irmãs de Santa Catarina. Sua obra, no Brasil, permanece viva e ativa nas mãos dos nossos colaboradores.

Nascida em 1552, na cidade de Braunsberg, na Alemanha, Regina Protmann tinha adoração por Santa Catarina de Alexandria, padroeira de sua cidade. Inteligente e com forte liderança, Regina deixou o conforto da casa paterna e renunciou a um vantajoso casamento para viver na oração, na penitência, na pobreza e servir a Deus no próximo: os doentes, os pobres e as meninas abandonadas, carentes de instrução. Isto atraiu muitas jovens desejosas de seguir a vida religiosa como ela. Regina criou escolas e, com suas companheiras, começou a tratar dos doentes em seus domicílios e em hospitais.

Em 1571, fundou, com a ajuda dos jesuítas, a sua Congregação de tipo contemplativo-ativo para a assistência aos doentes e necessitados, o que constituiu para o seu tempo uma novidade, pois naquela época só existiam conventos de clausura.

Madre Regina colocou a nova congregação sob a proteção de Santa Catarina, V.M. a qual passou a chamar-se Irmãs de Santa Catarina, hoje: Congregação das Irmãs de Santa Catarina,VM. Depois de 30 anos trabalhando pela expansão de sua obra, Madre Regina faleceu em 18 de janeiro de 1613, quando é celebrado o seu dia em todo o mundo. O Papa João Paulo II beatificou-a, em Varsóvia, aos 13 de junho de 1999.

2014.01.31



Sem Comentários

525 Visualizações

Deixe um comentário :