HNSC realiza treinamento sobre Estomia

Postado por admin

Uma das iniciativas do Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC) é buscar parceiras com os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde dos municípios da região da Amurel. Recentemente, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, por meio do programa de ostomizados, a Instituição promoveu um treinamento sobre o tema, que reuniu cerca de 30 profissionais da saúde, no Salão Nobre.

A enfermeira do HNSC e especialista em Estomaterapia, Renata Medeiros, explica que a ostomia é uma intervenção cirúrgica que permite criar uma comunicação entre o órgão interno e o exterior, com a finalidade de eliminar os dejetos do organismo. “Durante o encontro, foi mostrado como manejar esse paciente no hospital e como deve ser a alta do mesmo”, relata a enfermeira. Além disso, de acordo com a Renata, foi esclarecido como funciona o fluxo para que este paciente receba todas as informações e documentos necessários para que receba gratuitamente as bolsas coletoras, dando continuidade ao seu tratamento domiciliar.

As bolsas coletoras intestinais ou urinárias são necessárias para pacientes ostomizados após a intervenção cirúrgica. Podem ser utilizadas provisória ou permanentemente, e são indicadas em casos de câncer, Doença de Chagas, Doença de Crohn, má formação congênita, traumas abdominais, doenças neurológicas e outras enfermidades.

2018.09.10



Sem Comentários

119 Visualizações

Deixe um comentário :