HNSC realiza o Mutirão Oncológico

Postado por admin

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC) promoverá um Mutirão Oncológico durante os sábados do mês de agosto (dias 3, 10, 17, 24 e 31). O objetivo será otimizar o fluxo de pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS, para que a doença seja diagnosticada precocemente e tratada com maior agilidade e eficácia possível. Três especialistas da área estarão à disposição durante todo o sábado, com o apoio da equipe de Oncologia do HNSC.

A expectativa é atender 123 pacientes, a fim de zerar a fila de pessoas com suspeita ou diagnósticos de câncer nas 18 cidades da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel). Esse número está registrado no Sistema Nacional de Regulação, do Ministério da Saúde, que regula o atendimento via SUS para todas as especialidades de alta complexidade.

O Estado de Santa Catarina é o segundo do Brasil com mais cidades em que o câncer é a principal causa de morte. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018, foram registrados 27.350 novos casos de câncer na região, sendo 15.970 entre os homens e 11.380 entre as mulheres. Nos homens, os tipos mais comuns são o câncer de próstata, com 2.600 casos, seguido por traqueia, brônquio e pulmão. Já para as mulheres, as localidades mais incidentes são as mamas, com 2.190 casos, e cólon e reto, com 610.

Segundo a médica oncologista e responsável técnica pela especialidade no HNSC, Dra. Aline de Souza Rosa, a Instituição tem estrutura apropriada para biópsias, tratamento com quimioterapia e cirurgias, sendo referência na região para estes procedimentos. “Nossa intenção é zerar a fila de diagnóstico de novos casos, evitando atrasos no início do tratamento, pois sabemos que a detecção e o cuidado precoces estão diretamente vinculadas a maiores chances de recuperação dos pacientes”, diz a especialista. Atualmente, os casos mais atendidos no Hospital são de câncer de mama, próstata, gastrointestinal, cabeça e pescoço.

Expansão

Em 2012, o Hospital Nossa Senhora da Conceição foi incluído na relação de hospitais que compõem o Plano de Expansão da Radioterapia em Santa Catarina, um projeto que irá sanar os principais anseios da comunidade de Tubarão no tratamento oncológico. A Unidade de Radioterapia, que está sendo construída em frente ao hospital, tem previsão para funcionamento para início de 2020. O parque tecnológico e o setor de Medicina Nuclear também estão tendo suas estruturas ampliadas para receber diversos equipamentos de tratamento oncológico, como mesa cirúrgica elétrica, bisturis elétricos, e cinco focos de luz de LED para cirurgias, além do aparelho de Tomografia por Emissão de Positrons (PET Scan ou PET-CT, na sigla em inglês), um dos exames mais sofisticados e completos da área, inclusive para cardiologia e neurologia.

2019.07.30



Sem Comentários

49 Visualizações

Deixe um comentário :