HNSC realiza cirurgia para controle de incontinência urinária

Postado por admin

Foi realizado recentemente no Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC) um procedimento cirúrgico que melhora a qualidade vida de pacientes com problema de incontinência urinária moderada a grave. Trata-se de implante de esfíncter urinário artificial que tem como principal objetivo contribuir no controle da urina.

A cirurgia foi realizada em um homem de 64 anos, que após cirurgia de próstata, feita há alguns anos, em outro serviço hospitalar,  decidiu optar por esta técnica indicada nestes casos. O procedimento foi realizado pelo urologista Dr. Daniel Albrecht Iser, juntamente com o urologista Dr. Marcos Vinicius Teffilli, do Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre, que auxilia os médicos na colocação do dispositivo que exige uma diferenciada técnica na montagem e também pelo alto custo do aparelho. A cirurgia durou em torno de 1h30min e, após 24 horas, o paciente já recebeu alta.

O urologista Dr. Daniel explica que nas próximas quatro semanas, o sistema permanece desativado para que ocorra o processo de cicatrização. “Após este período, o paciente retornará ao consultório para ativar o sistema e, a partir daí, começar o uso do esfíncter de maneira efetiva”, detalha o médico.

O médico explica que com a ajuda de uma bomba controlada manualmente, o sistema permite que o paciente controle sua bexiga ao comprimir e libertar uma banda ao redor da uretra. “Ele é acionado pelo próprio paciente quando sente vontade de urinar e o restante do tempo o esfíncter permanece fechado sem a necessidade de qualquer ação”, descreve o urologista Dr. Daniel.

A incontinência urinária é uma condição que afeta dramaticamente a qualidade de vida, comprometendo o bem-estar físico, emocional, psicológico e social do indivíduo. “Nestes casos, o paciente deve conversar com seu médico e avaliar a melhor maneira de resolver esta situação desagradável”, orienta Dr. Daniel. Ele revela ainda que este tipo de cirurgia é indicada para homens, mas, eventualmente, pode ser usado em mulheres com incontinência urinária importante.

2018.04.17



Sem Comentários

154 Visualizações

Deixe um comentário :