HNSC oferece aulas a crianças internadas para que possam manter sua frequência escolar

Postado por admin

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC) contribui para que crianças e adolescentes internados no setor de Pediatria da Instituição continuem estudando, aprendendo e socializando durante o tratamento. No projeto “Classe Hospitalar”, que existe desde 2002, os pequenos de 4 a 14 anos que passam pela Unidade têm a oportunidade de assistir às aulas diariamente, como no colégio.

Em alguns casos, a longa permanência de crianças e adolescentes em um leito hospitalar pode causar a perda de um ano letivo inteiro, o que dificulta sua reintegração após a cura da doença. Por isso, quando recebem alta, o HNSC fornece a eles um atestado de frequência que pode ser usado como comprovação de continuidade dos estudos, mantendo participação no ano letivo da escola em que está matriculado.

Apenas nos seis primeiros meses de 2019, cerca de 150 estudantes do ensino básico e fundamental, que precisaram de internação, passaram pela sala de aula do Hospital. As lições e atividades são dadas nos períodos matutino e vespertino, com professores qualificados, e a estrutura conta com uma brinquedoteca, televisão, DVD, livros e material didático.

Socialização também favorece o tratamento

“A longa permanência pode ser necessária para garantir cuidados intensivos para uma criança, mas passar um período fora de casa e com limitação de atividades pode ser bastante incômodo para os pequenos, que são inquietos e cheios de energia por natureza”, comenta a professora Sabrina Pereira Miguel, que dá aulas na Classe Hospitalar do HNSC. Por isso, a professora afirma que, além de garantir o aprendizado contínuo, a iniciativa promove a integração entre as crianças internadas, o que pode refletir em uma recuperação mais rápida da doença que estão enfrentando.

Desde 1995, o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente estabeleceram uma lista de “Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados”. Um deles diz que a criança em permanência hospitalar tem “direito de desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação e acompanhamento do curriculum escolar”. O projeto do Hospital Nossa Senhora da Conceição é realizado em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina e a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Associação das Voluntárias da Pediatria.

2019.10.29



Sem Comentários

25 Visualizações

Deixe um comentário :