HNSC lembra a importância da psicologia em ambiente hospitalar

Postado por admin

Neste mês, ocorre a comemoração do Janeiro Branco – campanha destinada à saúde mental – e o Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC) abraçou essa ideia. A intenção do setor de Psicologia Hospitalar é ajudar pacientes e seus familiares a atravessarem um momento difícil da forma menos sofrida possível. “Nosso trabalho é ouvir sem julgar e nem pressionar, fazer o paciente compreender e ressignificar o momento da doença”, afirma Renata Alexandre Ferreira, psicóloga hospitalar do HNSC, com ênfase em Oncologia. “Na psicologia, não tem exame de imagem para mostrar a melhora do quadro, mas toda a equipe percebe como o paciente consegue se organizar melhor durante sua estadia no Hospital depois de passar com a gente”, conclui.

De acordo com Jordana Defreyn, psicóloga do HNSC, com especialização em Psicoterapia Cognitiva, a campanha Janeiro Branco pode mudar a forma como as pessoas olham umas para as outras. “Todo início de ano tem uma simbologia que envolve renovação e estabelecimento de metas. É importante aproveitar esse momento para incentivar as pessoas a pensarem em suas vidas e o que se pode fazer para garantir saúde emocional para si e todos ao seu redor, cuidar do outro e viver melhor em sociedade”, avalia.

Sobre o Janeiro Branco:

Em janeiro, governos, instituições e profissionais de saúde direcionam suas atenções para a saúde mental e a prevenção de doenças emocionais, como a depressão, a ansiedade e o estresse. No Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% da população sofre de depressão, a maior taxa entre os países da América Latina.

Criado em 2014, o Mês de Prevenção e Cuidados em Saúde Mental e Emocional foi escolhido para conscientizar a população sobre a importância de manter uma vida equilibrada, frisando a saúde e, ainda, buscando desmistificar o acompanhamento psicológico em casos de eventualidades mentais e emocionais.

O que é Psicologia Hospitalar?

Trata-se de um trabalho interdisciplinar, que deve ser feito em parceria com os demais médicos e enfermeiros que atendem um determinado paciente. Quando identificado um desânimo, tristeza ou qualquer barreira emocional que esteja prejudicando o tratamento, as psicólogas do HNSC são acionadas para ajudarem a entender as preocupações e medos daquela pessoa. A média é de 200 atendimentos por mês.

A equipe de Psicologia Hospitalar também circula diariamente pelos leitos e acompanha casos que merecem mais atenção, como grávidas, pessoas com deficiências mentais ou doenças terminais. Não raro, as psicólogas encontram familiares abalados após receberem uma notícia ruim e fazem o atendimento nos próprios corredores, escadas ou na capela do Hospital.

Fotos da equipe de psicologia hospitalar:

2019.01.29



Sem Comentários

73 Visualizações

Deixe um comentário :