HNSC capacita profissionais para conquistar o selo de qualificação ONA

Postado por admin

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC) realizou o Curso de Formação de Multiplicadores 24 horas para acreditação de organizações de saúde, por meio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. O objetivo principal do curso foi oferecer sólido entendimento do manual de referência e de seus elementos de avaliação, através de uma leitura dinâmica e comentada de cada uma de suas seções e níveis.

Buscando melhorar ainda mais a qualificação e segurança nos serviços prestados, o HNSC está em processo de treinamento para que, em breve, alcance a certificação da Organização Nacional de Acreditação – ONA, entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

O treinamento é o primeiro passo para que o Hospital de Tubarão conquiste o selo de qualificação ONA. A Fundação Carlos Alberto Vanzolini, responsável pela capacitação inicial é uma das primeiras entidades credenciadas pela ONA para realizar a acreditação em organizações assistenciais da saúde, podendo atuar junto a diversas organizações ligadas ao segmento da saúde, tais como hospitais, laboratórios, serviços hemoterápicos, de nefrologia e terapia renal substitutiva, de diagnóstico por imagem, radioterapias e medicina nuclear, serviços ambulatoriais, terapêuticos, de pronto atendimento e de atenção domiciliar, abrangendo tanto o setor público como o privado.

O curso, que contou com a participação de setores estratégicos, também capacitou os responsáveis sobre a visão histórica do processo de acreditação, bem como o entendimento atual do Sistema Brasileiro de Acreditação, além de conceituar a gestão médico-assistencial e da qualidade no ambiente de uma empresa prestadora de serviços ligados à saúde, particularmente nos hospitais, e auxiliar os participantes na estruturação de um planejamento de adequação da organização.

O selo de qualificação ONA baseia-se em padrões fundamentados nos conceitos de segurança, gestão integrada e excelência em gestão, que abrangem diversos aspectos das Organizações relacionados às suas características de estrutura, processo e resultado.

Ainda neste mês de janeiro, o HNSC receberá quatro avaliadores para uma visita de diagnóstico, com a finalidade de apontar irregularidades e, consequentemente, realizar melhorias, para posteriormente, uma avaliação de acreditação.

2018.01.11



Sem Comentários

150 Visualizações

Deixe um comentário :