História com Música: professora utiliza o samba para contar a história do Brasil

Postado por admin

A professora Patrícia Barbosa, que integra o corpo docente do Ensino Fundamental II do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora (MG), realizou mais uma edição da sua famosa aula de História com música, que ganhou o nome de “Brasil e República – entre preconceito e samba cresce a nossa cultura”. Um trabalho que ela já realiza há 13 anos com as turmas de 9º ano empregando a música como ferramenta para despertar a atenção dos alunos e os fazerem gostar da disciplina, aproveitando o ensejo para valorizar a cultura brasileira.

Com a ajuda da Fantástica Banda Invisível (FBI), a professora conta a história do Brasil República, cita movimentos sociais, foca no nascimento do samba e as transformações que ele sofreu até a década de 1930. E tudo intercalado com música, cujas letras são contextualizadas dentro do período estudado.

Patrícia se diz realizada com o trabalho, que vai muito além do seu objetivo principal. “Minha intenção é mostrar um pouco da cultura brasileira para os alunos. A gente costuma dizer que adolescentes só gostam de música ruim, mas ninguém apresenta música boa para eles”, diz.

Outro objetivo desse projeto é estudar História de um jeito mais leve. A professora diz que gosta muito de usar filme e música para contextualizar, “porque os alunos conseguem ver que na música o compositor fala da ditadura, por exemplo, e como isso afetava a vida das pessoas”, relata Patrícia. Desta forma, o estudo de História torna-se mais dinâmico para que o estudante perceba que, hoje, a política afeta a vida dele, como afetava a de quem viveu no Brasil República nas décadas de 60 e 70.

2017.07.24



Sem Comentários

384 Visualizações

Deixe um comentário :