Higienização das mãos: Unidade de AVC do HEC celebra resultados positivos

Postado por admin

A higienização das mãos é indispensável para o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Para isso, os profissionais da área precisam aderir a essa prática de forma constante na rotina diária. Na unidade de acidente vascular cerebral (AVC) do Hospital Estadual Central (HEC), isso não tem sido um problema. Pelo contrário: o setor completou sete meses acima da meta de utilização de solução alcoólica recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o órgão, para garantir a segurança do paciente, deve ser utilizado, no mínimo, 20 ml de solução alcoólica por paciente por dia. Essa meta vem sendo ultrapassada na UAVC, graças a dedicação da equipe do setor, que continua se empenhando cada vez mais para manter o hábito de higienizar as mãos com frequência.

E como forma de reconhecimento, a equipe foi surpreendida pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Anelisa Morais, com um momento de agradecimento, que contou também com depoimentos de pacientes. “A finalidade dessa ação era reconhecer oficialmente o empenho e a dedicação da equipe na manutenção da meta de consumo de solução alcoólica acima do proposto pela OMS, visando nosso objetivo maior, que é prestar uma assistência segura ao paciente”, explicou Anelisa.

Para a técnica de enfermagem do AVC, Aline Costa de Jesus, a higienização das mãos já faz parte da rotina de cuidados: “Ficamos atentos a isso o tempo todo e nos monitorando para ter certeza de que todos estão usando o álcool gel. Esse reconhecimento do SCIH é muito bacana, pois mostra que estamos apresentando resultados satisfatórios”.

Gerusa Maria Kutz Fagundes, que também é técnica de enfermagem da unidade, conta que ficou surpresa com a ação. “Gostei muito, principalmente do depoimento dos pacientes, porque a gente não espera que eles fiquem reparando nisso. A ideia agora é continuar melhorando e aumentar essa meta. Ficamos felizes em saber que os pacientes estão juntos com a gente nessa”, comentou.

Confira registros:

2019.06.11



Sem Comentários

47 Visualizações

Deixe um comentário :