Higiene das Mãos e Precaução de Contato é tema de treinamento no HST

Postado por admin

Os colaboradores da Enfermagem e Fisioterapia do Hospital Santa Teresa (RJ) receberam o treinamento “Higienização das Mãos e Precaução de Contato”, realizado pela equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Com o objetivo de atualizar os colaboradores sobre o tema e reestimular os profissionais à prática de higiene das mãos, especialmente com uso do álcool gel, o evento aconteceu no Setor de Treinamento Irmã Bertiwina e foi dividido em três etapas:

1ª Etapa – O laboratório de microbiologia identificou placas de cultura, antibiograma e gráficos de frequência de colonização de pacientes por bactérias multirresistentes.

2ª Etapa – Foi apresentado um filme e slides sobre transmissão cruzada de microrganismos.

3ª Etapa – Os colaboradores exercitaram a prática de higienização das mãos e precaução de contato.

A prática se estendeu por quatro dias e contou com a participação de todas as equipes assistenciais das categorias profissionais envolvidas. Segundo a médica infectologista responsável pelo SCIH do HST, Dra. Denise Marangoni, “a higiene das mãos é a medida isolada mais eficaz para evitar a transmissão cruzada de microrganismos e para evitar as infecções relacionadas à assistência à saúde”, explicou.

2017.08.21



Sem Comentários

523 Visualizações

Deixe um comentário :