Postado por admin
Em comemoração ao Dia do Psicólogo (27/08), o Hospital Estadual Central (ES) realizou a 2ª roda de conversa da Psicologia, que teve como tema “Cuidados Paliativos”. Como o assunto é rodeado de mitos e verdades, no encontro foi possível tirar várias dúvidas e contar experiências. Os colaboradores interagiram através de plaquinhas diante de questões como: “Eutanásia, falar ou não com crianças sobre diagnóstico?”; “É possível cuidar de um paciente paliativo em casa?”, entre vários outros assuntos.
Para o psicólogo clínico, Marcos Vilaça, falar sobre o assunto é essencial para desmistificá-lo. “Foi muito importante esse espaço porque, por mais que as pessoas já trabalhem com isso dentro das enfermarias, conversar sobre o tema possibilita a desconstrução de crenças. Em cuidados paliativos, devemos levar em consideração a história de vida, os desejos e os valores daquele paciente. Precisamos observar o ponto de vista emocional, psicológico, espiritual e social”, disse o psicólogo.
Nos cuidados paliativos, é possível implementar um tratamento que seja mais próximo aos valores do paciente, tirando o foco da cura e direcionando o foco para o cuidado. Por esse motivo, é tão importante que ações sejam tomadas logo no diagnóstico.
Fotos:
2019.09.10
197 Visualizações