HEC e HMRP participam da 1ª Oficina de Segurança do Paciente

Postado por admin

Colaboradores do Hospital Estadual Central (ES) e do Hospital Madre Regina Protmann (ES) participaram, na última semana, da 1ª Oficina de Segurança do Paciente, realizada no hotel Solar dos Colibris em Santa Teresa/ES. Na ocasião, foram abordadas temáticas sobre segurança do paciente, que estuda as práticas para a diminuição ou eliminação de riscos na assistência em saúde que podem causar danos ao paciente.

A diretora corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente, Drª Camila Sardenberg, falou sobre a experiência de envolver o olhar de quem recebe o cuidado. “Achei a iniciativa fantástica. É um momento não só de interação entre equipes, mas de alinhamento dos conceitos. Com isso, podemos esperar um grau de confiança maior, falar dos nossos problemas, o que vivemos, dos nossos sentimentos, isso aproxima. Não é só técnica, é também relacionamento. No Espírito Santo, foi o primeiro lugar onde os pacientes participam ativamente do processo, eles contam suas histórias e isso é essencial. Temos que trazer ele para o nosso lado para poder nos ajudar no cuidado”.

A redução dos eventos que afetam a segurança do paciente é um dever de todos dentro de um hospital, de quem está na ponta, na radiologia ou no ambulatório. Um paciente seguro é aquele que recebeu todos os cuidados necessários para que fossem minimizados os riscos envolvidos na assistência de saúde. Em todo mundo essa prática tem grande importância para pacientes, familiares, gestores e profissionais de saúde com objetivo de oferecer uma assistência segura e de qualidade.

A oficina contou também com participação do ex-paciente, Anderson Paiva e Rita Bernardo, acompanhante de ex-paciente do Hospital Estadual Central. Eles colaboram com a iniciativa desde março, que tem como objetivo promover e apoiar o envolvimento ativo dos pacientes, bem como os familiares, no cuidado a sua saúde e reforçar a sua influência nas decisões sobre os próprios cuidados, além de espaço para diálogo e a oportunidade de se envolver nas decisões sobre suas preferências de cuidado, dentro das boas práticas.

Confira fotos:

2019.08.27



Sem Comentários

98 Visualizações

Deixe um comentário :