Postado por admin
Andar, sentar e, até mesmo, ficar em pé são algumas dificuldades enfrentadas por pacientes do que sofrem Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ficam com sequelas que impedem ou restringem o movimento de braços e pernas. Pensando nisso, a equipe da manutenção do Hospital Estadual Central (ES) teve a iniciativa de montar uma cadeira e um andador, ambos com material de tubos de canos hidráulicos, com o objetivo de minimizar essas limitações e facilitar o processo de recuperação desses pacientes.
“A ideia surgiu a partir de uma reportagem que li na internet, que falava de uma cadeira feita de PVC. Levei o desafio para a equipe e eles abraçaram a causa”, conta o supervisor de manutenção do HEC, Jorge Luiz Sanchez.
A fisioterapeuta Luana Tatagiba explica que a rotina dela mudou após a invenção. “Antes dessa cadeira, a gente tinha que pegar o paciente, colocar na beira do leito e ficar segurando. Com a cadeira, ficou muito melhor, porque é só posicionar o paciente e ele consegue ficar sentado sozinho. Então, conseguimos colocar um espelho na frente dele e dar os estímulos com comando verbal. Nossa abordagem ficou diferente: agora, podemos acrescentar outras terapias”, relata.
2017.05.29
862 Visualizações