HEC comemora 10 anos de atendimento de qualidade para a população capixaba

Postado por admin

O Hospital Estadual Central (ES) completou 10 anos no último dia 15. Ao longo desta década de serviços prestados à sociedade, foram mais de 130 mil atendimentos ambulatoriais e acima de 38 mil internações.

Em dezembro de 2009, quando a Instituição abriu as portas para o público, eram atendidas apenas as especialidades ortopedia e vascular. Com o tempo, o HEC foi crescendo e atualmente possui unidades de atendimento de acidente vascular cerebral (AVC), vascular, ortopedia e neurocirurgia, além de duas unidades de terapia intensiva (UTI). O hospital foi o primeiro do Brasil a obter a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) com menos de um ano em funcionamento.

O HEC foi o primeiro hospital da rede pública estadual a ser gerenciado por uma Organização Social de Saúde (OSS) e comprovou a eficácia desse modelo de gestão. Essa experiência positiva levou a terceirização de mais três hospitais, que hoje são administrados por OSS: Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN) e Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba).

O hospital também foi pioneiro no Estado na conquista da certificação Diamante no Programa de Certificação em Cirurgia Segura, desenvolvido pela empresa 3M do Brasil. O prêmio tem como finalidade reconhecer os profissionais, a unidade de Centro Cirúrgico e a instituição que, por meio de seus protocolos e rotinas, realizam os procedimentos cirúrgicos seguindo as boas práticas, cujos requisitos são fundamentados em diretrizes nacionais e internacionais.

Em 2012, o atendimento às vítimas de AVC no ES foi revolucionado com a inauguração da primeira unidade de tratamento para a doença, que foi construída no HEC. O setor se tornou referência nesse quesito e hoje oferece os tratamentos comprovadamente mais eficazes no mundo para AVC.

A inauguração da clínica do sono, em 2014, proporcionou a realização do exame de polissonografia, que investiga distúrbios do sono. Esse ambiente, dentro do hospital, tem capacidade para atender até dois pacientes por noite.

Ao longo desses anos, o hospital também foi pioneiro na realização de procedimentos na rede pública do Estado. Alguns ganharam destaque na mídia, como embolização de aneurisma cerebral; cirurgia de crânio com paciente acordado; cirurgia de aorta toracoabdominal com recanalização de artérias mesentéricas.

“Fazer parte da comemoração de 10 anos do HEC é muito mais que gratificante, é emocionante. Tenho a felicidade de dirigir essa instituição há oito anos e sei que essa comemoração é especial não só para todos os colaboradores, mas para a população capixaba, que tem atendimento de qualidade a seu alcance. Agradeço a Secretaria de Saúde por oportunizar esse marco e a todos os colaboradores, fornecedores e parceiros que contribuem para o crescimento desta instituição”, concluiu o diretor executivo do HEC, Rubens Felix.

Comemoração

Para celebrar essa importante data, foi realizada uma solenidade na quinta-feira (12), às 10h, com entrega de uma homenagem aos colaboradores que trabalham no HEC há 10 anos. No mesmo dia, houve um café e jantar de aniversário no refeitório, que se repetiu na sexta-feira (13). Todos os colaboradores foram presenteados com bolo e suco e posaram para fotos com a decoração de aniversário. Veja as fotos:

2019.12.26



Sem Comentários

83 Visualizações

Deixe um comentário :