HCNSC organiza Curso de Atualização no Tratamento do AVC Isquêmico

Postado por admin

O Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ) organizou um Curso de Atualização em AVC Isquêmico para OS profissionais de saúde. Realizado no auditório da Unimed Três Rios, o evento, que reuniu cerca de 40 participantes, faz parte da rotina de reuniões científicas chefiada pelo médico e coordenador da equipe de emergência do HCNSC, Ricardo Martello.

O treinamento foi ministrado pelo neurologista José Antônio Fiorot Junior, que é coordenador da Unidade de AVC do Hospital Estadual Central de Vitória (HEC-ES) no Espírito Santo, Casa gerida pela ACSC desde dezembro de 2011 e referência no atendimento de AVC para o estado do Espírito Santo. O médico é professor de neurologia da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) e tem vasta experiência com AVC. Fiorot afirma que treinamentos como este são cada vez mais importantes, tendo em vista que o AVC é a segunda maior causa de mortes no Brasil. “A capacitação é importantíssima, pois o AVC além de ser uma das maiores causas de mortes no Brasil, também deixa muitas sequelas quando não tratados rapidamente. Profissionais treinados significa melhor atendimento e melhores resultados”, disse.

O médico apresentou dados que evidenciam a importância de um rápido atendimento em casos de suspeitas de AVC: “Um paciente não tratado perde aproximadamente 1,9 milhões de neurônios a cada minuto na área isquêmica”, destacou.

A estudante Ana Beatriz Lagôa ressaltou a importância da realização deste tipo de palestra: “É muito importante a realização desses eventos, pois acrescenta muito ao conhecimento dos profissionais de saúde. A equipe multidisciplinar estando bem capacitada poderá melhorar cada vez mais a assistência aos pacientes e familiares acometidos pelo AVC”, disse.

Outra participante que ficou bastante satisfeita com a palestra foi a enfermeira Ivana de Queiroz: “o curso contou com profissionais qualificados e proporcionou informações relevantes sobre o tema. Aprendi que a agilidade e comprometimento da equipe multidisciplinar favorece o desfecho para um resultado positivo. Agradeço a belíssima iniciativa do Hospital pela oportunidade de participar desta capacitação e parabenizo a todos pelo tema escolhido”, destacou.

O médico Ricardo Martello antecipou que os treinamentos vão continuar e destaca a importância desses encontros. “Teremos em outubro outro evento sobre AVC, com uma corrida pelas ruas da cidade além de duas palestras: uma para o público geral, com dicas sobre a doença e outra para profissionais da saúde. Estamos no caminho certo, nossos encontros têm sido muito proveitosos e quem ganha com isso é o nosso paciente. Nosso sonho é conseguir habilitar o HC como um centro de tratamento de AVC tipo 1, junto ao Ministério da Saúde, nosso trabalho está só começando”, explicou.

2018.05.29



Sem Comentários

204 Visualizações

Deixe um comentário :