HCNSC organiza Curso Básico de Doação de Órgãos

Postado por admin

O Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ) organizou um curso básico de doação de órgãos e tecidos para transplantes em parceria com o PET e a OPO, que são entidades que cuidam da doação de órgãos no Rio de Janeiro. O curso teve a participação de profissionais do HCNSC, da Secretaria de Saúde de Três Rios, Paraíba do Sul, entre outras unidades de saúde.

O curso foi ministrado pela enfermeira da OPO Daniela da Silva e o médico Dr. Gilvando Dias de Souza Filho. Eles mostraram números da doação de órgãos no Brasil, a realidade da fila de espera e outras informações. Para Daniela, é importante nos colocarmos no lugar do outro e reconhecer a importância da doação de órgãos na vida de quem está na fila de espera. “A chance de precisarmos de um órgão é muito maior do que a chance de doarmos um órgão, por isso temos que ter em mente o quão importante é esse processo”, disse.

A enfermeira destacou, também, o trabalho realizado no HCNSC quando o assunto é captação de órgãos. “A CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) do HC é referência no Estado do Rio de Janeiro. Aqui, todos os casos de morte encefálica são notificados. Sempre usamos esta equipe como exemplo de trabalho a ser seguido nas nossas reuniões de ajustes. O trabalho é simplesmente fantástico”, afirmou Daniela. O Dr. Gilvando Filho fez coro com a enfermeira quando falou da CIHDOTT. “Temos muito orgulho do Hospital de Clínicas”, finalizou.

2017.07.24



Sem Comentários

459 Visualizações

Deixe um comentário :