HCNSC inicia a implantação do Projeto 5S

Postado por admin

O Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ), por meio do setor de Processos e Qualidade, iniciou a implantação do Projeto 5S. A metodologia reúne um conjunto de técnicas que visam tornar o ambiente de trabalho limpo, organizado e saudável. As reuniões foram iniciadas na primeira semana de agosto na área de convivência do Hospital, com a lideranças. A segunda etapa do projeto foi a escolha dos guardiões da qualidade, processo que levou em conta a característica individuais dos colaboradores, tais como liderança, facilidade para trabalhar em equipe e noções de organização.   

A analista de Qualidade do HC, Luciana Marinho, explicou que os guardiões serão responsáveis por disseminar a cultura do 5S e, também, outras demandas da área de processos não só em seus setores, mas também em todo o Hospital.

“As reuniões de implantação do projeto, tanto com as lideranças quanto com os guardiões, foram muito produtivas. O projeto foi muito bem recebido por toda equipe, que demonstrou bastante engajamento e já deram início espontaneamente aos planos de ação para seus setores. Acredito que o HC vai obter ótimos resultados com este projeto, concluiu Luciana”.

A próxima etapa do projeto será realizada no final do mês de agosto nos setores para identificar e conhecer a necessidade de cada local.

Sobre o programa:

Criado no Japão nas décadas de 50 e 60, ele reúne conceitos simples, capazes de melhorar o ambiente de trabalho, o humor dos colaboradores e a maneira de conduzir atividades e atitudes rotineiras. O programa é formado por cinco sensos:

1° “Seiri”, que diz respeito ao descarte;

2° “Seiton”, abrange organização para que tudo esteja no devido lugar;

3° “Seisou”, fala sobre a limpeza em todos setores;

4° “Seiketsu”, ensina a deixar o clima harmônico;

5° Shitsuke, a ideia é dar continuidade ao que foi absorvido com o programa.

Equipe que participou do treinamento

2019.08.27



Sem Comentários

67 Visualizações

Deixe um comentário :