HCNSC implanta mudança nas prescrições médicas

Postado por admin

O Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ) busca constantemente melhorias nos processos internos, para oferecer um atendimento de qualidade e maior eficácia no tratamento. Para isso, vem desenvolvendo ações e modificando rotinas que influenciam diretamente no atendimento aos clientes.

Desde 17 de abril, as prescrições médicas estão passando por um maior controle para evitar que possíveis erros possam trazer danos ao paciente. Com as mudanças, para o médico efetuar a prescrição ao paciente, o profissional deve obedecer alguns critérios técnicos e realizar todo o trabalho pelo sistema de gerenciamento hospitalar, que conta com alguns bloqueios, impedindo erros na prescrição e dispensação dos medicamentos.

A coordenadora de Qualidade e Segurança do Paciente, Gabriela Fernandes, afirma que esta mudança vem ao encontro do que Hipócrates, pai da medicina ocidental, defendia: “Primum Non Nocere” ou “primeiro, não causar dano”. Isso significa que a assistência ao paciente não deve gerar consequências negativas aos indivíduos doentes. “Com a implantação deste sistema, vamos aumentar a segurança na administração dos medicamentos e minimizar os riscos ao paciente”, conta Gabriela.

Além do maior controle nas prescrições, os setores de Farmácia, Qualidade, Direção Técnica e Clínica da Casa iniciaram o Projeto de Dispensação Unitária de Medicamentos, fracionando a prescrição médica para dispensação de seis em seis horas, bem como alterando algumas rotinas de prescrição. A coordenadora de Farmácia, Clélia Malta, destaca a importância da medida no dia-a-dia dos setores. “Tal processo visa a melhoria da qualidade e segurança do paciente, visto que o volume de medicações dispensados por horário ficará reduzido nos setores de Enfermagem, o que implica em melhoria do resultado da operação”.

2017.04.17



Sem Comentários

470 Visualizações

Deixe um comentário :