HCNSC e Prefeitura se unem para campanha de atendimento ao paciente

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O Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ) e a Prefeitura Municipal de Três Rios estão realizando uma campanha para conscientizar a população sobre a organização do fluxo de atendimentos de saúde no Município. Essa dúvida é muito frequente nos pacientes e, com isso, acaba provocando filas desnecessárias e ocupando profissionais que poderiam cuidar de casos mais graves.

Atualmente, as duas unidades dividem os pacientes de acordo com a Classificação de Risco, que é por meio de cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Vermelho para os mais graves e que necessitam de atendimento imediato e os menos graves como: azul e verde, que geralmente têm um tempo maior de espera no atendimento.

A campanha é destinada aos pacientes classificados nas cores verde e azul, que segundo a Diretora Técnica Luana Neves Lopes, não apresentam risco e podem ser atendidos na UPA ou nas Unidades Básicas de Saúde do Município. “Quando atendemos esses pacientes no Hospital, estamos sobrecarregando a equipe e aumentando o tempo de espera dos atendimentos, o que acarreta filas enormes”, disse Luana.

Durante a campanha, os pacientes classificados nas cores verde e azul receberão folders explicando sobre o lugar adequado para o melhor atendimento. Este material também será distribuído em pontos estratégicos da cidade alertando sobre o tema.

Quando procurar cada unidade de atendimento:

HCNSC: Unidade pronta para atender casos de alta complexidade e emergência, como: gestantes, casos de internações, cirurgias, acidentes de trânsito, ferimentos graves, insuficiência renal e respiratória, hemorragias, AVC, infarto, entre outros casos graves.

UPA: Unidade pronta para atender casos de média e baixa complexidade. Como: pressão alta, torções e cortes, picadas de animais venenosos, gripe, dor de garganta, diarreia, vômitos, suspeita de dengue, zica e chikungunya.

2019.03.26



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