HCNSC celebra Dia Nacional da Doação de Órgãos

Postado por admin

O Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ) celebra anualmente, em 27 de setembro, o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Em comemoração à data, neste ano foram realizadas duas palestras sobre o tema, ambas ministradas pelo médico Ricardo Martello, Coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HC.

A primeira palestra, aberta ao público e ministrada no dia 25 de setembro, teve como tema “Morte Encefálica e o Processo de Doação de Órgãos e Tecidos”. Participaram do evento os colaboradores do HC, alunos do Colégio Santo Antônio e representantes da comunidade. A professora Ive Cerqueira ressaltou a importância da participação dos seus alunos em palestras como essa: “gosto de levar meus alunos a todas as palestras aberta ao público promovidas pelo Hospital. O tema desta palestra, especificamente, além de ter grande impacto em nossas vidas, é sempre discutido na escola”, disse.

     A segunda palestra, voltada para médicos, assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos, foi ministrada no dia 27 de setembro e teve o mote a “Morte Encefálica e a Manutenção do Potencial Doador”. Durante a palestra, o médico Ricardo Martello enfatizou que doar órgãos, além de salvar vidas, é um direito e todos os casos devem receber atenção especial da equipe multidisciplinar. “Ser doador é um direito de todos. E cabe a nós fornecermos elementos para que essa decisão seja tomada de forma consciente pela família. As famílias, doadoras ou não, serão multiplicadoras de suas crenças, com base em suas experiências. Portanto, devemos acolhê-los da melhor forma, para amenizar a dor desse momento, que é naturalmente delicado”, explicou.

2017.10.03



Sem Comentários

597 Visualizações

Deixe um comentário :