Postado por admin
No dia 7 de outubro, o Brasil iniciou uma nova campanha contra o sarampo. Nesta primeira fase, a prioridade do Ministério da Saúde é imunizar as crianças entre seis meses e cinco anos de idade. A vacinação para o grupo de pessoas de 20 a 29 anos acontecerá no período de 18 a 30 de novembro. Ao todo, serão disponibilizadas mais de 60 milhões de doses da vacina para o combate à doença.
No estado de São Paulo, já foram confirmados 7.649 casos de sarampo e a morte de 12 vítimas. Vale lembrar que a doença é transmitida por fala, tosse ou espirro, por vias aéreas. Os sintomas são febre alta, mal-estar, coriza, conjuntivite, tosse e manchas vermelhas na pele. Confira aqui a matéria completa sobre o assunto.
A melhor forma de se proteger é a vacinação
Confira a sua carteirinha e de sua família. Caso tenha dúvida se a vacinação da tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) está em dia, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Doenças eliminadas ou erradicadas
A falta de vacinação é apontada como a principal causa do ressurgimento de doenças consideradas erradicadas ou eliminadas. A baixa imunidade da população faz com que agentes infecciosos até então pouco observados voltem a circular.
Para que a população seja considerada protegida é necessária uma cobertura vacinal acima de 95%. Dados do Ministério da Saúde mostram que nenhuma das vacinas oferecidas gratuitamente têm essa adesão.
Coberturas Vacinais segundo Região
Período: 2019
TOTAL 45,65
Região Norte 44,55
Região Nordeste 42,69
Região Sudeste 43,88
Região Sul 56,37
Região Centro-Oeste 48,31
Fonte: Programa Nacional de Imunizações http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?pni/cnv/cpniuf.def
2019.10.15
178 Visualizações