Governo lança nova Campanha nacional de vacinação contra o sarampo

Postado por admin

No dia 7 de outubro, o Brasil iniciou uma nova campanha contra o sarampo. Nesta primeira fase, a prioridade do Ministério da Saúde é imunizar as crianças entre seis meses e cinco anos de idade. A vacinação para o grupo de pessoas de 20 a 29 anos acontecerá no período de 18 a 30 de novembro. Ao todo, serão disponibilizadas mais de 60 milhões de doses da vacina para o combate à doença.

No estado de São Paulo, já foram confirmados 7.649 casos de sarampo e a morte de 12 vítimas. Vale lembrar que a doença é transmitida por fala, tosse ou espirro, por vias aéreas. Os sintomas são febre alta, mal-estar, coriza, conjuntivite, tosse e manchas vermelhas na pele. Confira aqui a matéria completa sobre o assunto.

A melhor forma de se proteger é a vacinação

Confira a sua carteirinha e de sua família. Caso tenha dúvida se a vacinação da tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) está em dia, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Doenças eliminadas ou erradicadas

A falta de vacinação é apontada como a principal causa do ressurgimento de doenças consideradas erradicadas ou eliminadas. A baixa imunidade da população faz com que agentes infecciosos até então pouco observados voltem a circular.

Para que a população seja considerada protegida é necessária uma cobertura vacinal acima de 95%. Dados do Ministério da Saúde mostram que nenhuma das vacinas oferecidas gratuitamente têm essa adesão.

Coberturas Vacinais segundo Região

Período: 2019

TOTAL                                    45,65

Região Norte                       44,55

Região Nordeste                 42,69

Região Sudeste                   43,88

Região Sul                             56,37

Região Centro-Oeste         48,31

Fonte: Programa Nacional de Imunizações http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?pni/cnv/cpniuf.def

2019.10.15



Sem Comentários

53 Visualizações

Deixe um comentário :