Governança Financeira no Hospital Santa Catarina

Postado por admin

No início de 2014, o Hospital Santa Catarina (HSC) passou a trabalhar suas finanças por meio de uma Governança Financeira, um modelo de administração com objetivo de criar dados econômico-financeiros a partir de informações de toda a produção da Instituição.

Com estes dados, será possível verificar se o HSC está cumprindo sua meta orçamentária e o que foi proposto no planejamento estratégico. “A ideia é acompanhar os dados financeiros praticamente em tempo real. As informações quantitativas e qualitativas que chegam com maior agilidade permitem fazer correções rápidas quando necessário, revendo processos e fazendo uma análise de causa e efeito”, explica Anderson Guimarães de Freitas, Gerente Financeiro.

Simplificando…

Este assunto pode parecer complicado a princípio mas, na prática, o que a Governança Financeira propõe é uma reeducação de gastos. “Não estamos simplesmente fazendo economia. Reeducação de gastos é utilizar os nossos recursos de forma consciente. Por exemplo, nem sempre precisamos imprimir os e-mails que mandamos. Por isso, a conscientização envolve todos os colaboradores trabalhando em prol da Instituição. Com pequenos gestos em nosso dia a dia, conseguiremos atingir nosso objetivo para 2014, que é ter um superavit de 8% do total dos nossos rendimentos”, explica Anderson.

“Costumo dizer que a Governança Financeira começa na atividade diária e no papel de cada colaborador dentro da sua área de atuação, ou seja, todos no Hospital, sem exceção, desempenham uma função de extrema importância para que esta meta seja atingida. E como contribuir? Desempenhando seu papel com atenção, com vontade e com dedicação, como se fosse o dono do negócio. Esta motivação colabora para que todo o processo seja bem conduzido e que tenhamos os objetivos alcançados”, comenta Marcelo Coli Fernandes, Diretor Financeiro.

Por que tudo isso é importante?

Com o uso consciente dos recursos da Instituição, o superavit do Hospital Santa Catarina aumentará e poderá atingir a meta proposta para 2014. Como o HSC é um hospital filantrópico e parte da nossa missão é contribuir para a sustentabilidade da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), com nossa economia, aumentará a verba repassada para a ACSC.

Consequentemente, estaremos ajudando ainda mais as milhares de pessoas que dependem dos atendimentos nas áreas de saúde, educação e assistência social, promovidos pela ACSC.

2014.05.08



Sem Comentários

617 Visualizações

Deixe um comentário :