Filosofia Lean é tema de treinamento para as equipes das Casas ACSC

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Entre os meses de abril e maio, os colaboradores do setor de Contas Médicas – Convênios e SUS das Casas de Saúde da ACSC participaram do treinamento sobre a Filosofia de Gestão Lean. Promovido pelas áreas corporativas de Contas Médicas e Processos, o evento teve o objetivo de capacitar as equipes sobre a metodologia, por meio de oportunidades de melhoria contínua nos processos da área, evitando possíveis desperdícios.

Originado no Japão, na década de 50, a partir do chamado Sistema de Produção Toyota (TPS), o Lean é um sistema de gestão que visa gerar mais valor para os clientes por meio da redução de desperdícios. A metodologia foi tema de um treinamento para os gestores da Administração Corporativa, conduzido pelo Lean Institute Brasil, em dezembro de 2018.

No workshop realizado para a área de Contas Médicas, o conteúdo e as dinâmicas em grupo foram desenvolvidos de acordo com as necessidades e rotinas dos setores. Os treinamentos foram ministrados pelos analistas corporativos de Processos, Jefferson Silva e Murilo Prates, e passaram por quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.

Ao todo, participaram do treinamento 297 colaboradores das equipes de Contas Médicas, além dos colaboradores de setores que possuem relação com a área, dentre eles: Financeiro, Comercial, Processos e Qualidade, Assistencial, Cadastro e Atendimento.

“Após participar do treinamento Lean, senti a necessidade de compartilhar e ampliar o conhecimento para todos os meus colaboradores da área de Contas Médicas, pois entendi que o método depende de um esforço colaborativo da equipe para melhorar o desempenho e, consequentemente, a eliminação do desperdício”, conta o gerente corporativo de Contas Médicas, Jeferson Berlande. “Ciente que o objetivo do Lean é identificar e eliminar etapas não essenciais, sem valor agregado no processo de negócios, a fim de simplificar e melhorar a qualidade, somente com a participação de 100% da equipe teremos sucesso com este método”, prevê.

“O treinamento foi uma oportunidade ímpar para os colaboradores da operação pois, foi o momento de deixar a execução da tarefa para que pudesse ser repensada. A metodologia oferece a possibilidade de estabelecer novos rumos”, afirma o coordenador corporativo de Contas Médicas – Convênios, Fernando Santos.

O coordenador corporativo de Contas Médicas SUS, Fabiano Beppler, também concorda que a metodologia contribuirá para que os colaboradores tenham um novo olhar para as tarefas que executam no cotidiano. “O treinamento proporcionou o repensar no dia a dia e ofereceu alternativas de melhorias aos processos que, na maioria das vezes, fazemos no ‘automático’ e no ‘apagar dos incêndios’, o que limitam as mudanças e as oportunidades de melhorias”, diz.

Com o apoio das diretorias corporativas Financeira e de Operações, sob o comando de Marcelo Coli Fernandes e Jesus Garcia, respectivamente, o projeto entrará na próxima fase, no início de julho, com um evento em São Paulo. Os gestores de Contas Médicas das Casas apresentarão os projetos desenhados durante o treinamento e implementarão as medidas propostas nas atividades diárias para melhorar ou desenvolver novos processos na área.

Os próximos passos também já foram definidos. Após a implantação dos projetos nas Casas, será realizado o mapeamento dos resultados obtidos e, assim, as iniciativas poderão ser trocadas entre as Casas de Saúde da ACSC.

Confira o raio-X do treinamento:

• 10 Casas de Saúde + Administração Corporativa;
• 297 colaboradores participantes;
• 9 diferentes cidades: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Teresópolis (RJ), Petrópolis (RJ), Três Rios (RJ), Santa Teresa (ES), Blumenau (SC), Tubarão (SC) e Tijucas (SC);
• 16 dias/ 128 horas de treinamento;
• 7 áreas contempladas: Contas Médicas, Financeiro, Comercial, Processos e Qualidade, Assistencial, Cadastro e Atendimento (sendo que 88% dos profissionais que participaram são do setor de Contas Médicas).

Confira os depoimentos dos participantes do treinamento:

“A oportunidade foi muito gratificante, não apenas pelo fato de a Instituição entender e apoiar essa ideia, mas também por me fazer entender melhor a realidade dos nossos colaboradores. A forma simples e descontraída da realização dos treinamentos aproximou os participantes para o tema. Fiquei muito contente em ver a satisfação dos participantes e saber que temos muitos talentos em todas as Casas”. Murilo Prates – equipe de Processos, responsável pelo treinamento

“Aprendi com o Lean a ver a dor do outro e a aplicar uma metodologia convencendo o outro que há como melhorar a vida dele. O treinamento me fez refletir sobre sempre existir uma luz no fim do túnel para aqueles que persistem.” Ana Paula Marcos da Silva – Administração Corporativa

“O treinamento Lean propiciou uma nova visão sobre como devemos encarar os processos e procurar uma busca de melhoria contínua.” Roberto Malaquias Silva – Administração Corporativa

“Projeto viável, porém, demanda tempo com impacto a longo prazo. O desenvolvimento pessoal e profissional ampliou a visão do que realmente agrega valor.” Juciane Fratini – Administração Corporativa

“O treinamento estimulou o crescimento e o desenvolvimento do potencial de pessoas, equilíbrio entre estratégia e operação, trazendo resultados cada vez melhores para a organização.” Fernanda Salvado Penha – HCNSC

“O treinamento trouxe o método do ‘aprender fazendo’ e esta é uma ação de desenvolvimento. Nós temos que ter esse olhar e disseminar esta arte para nossa equipe e é isso que está sendo propiciado, uma vivência dentro e fora do nosso ambiente de trabalho com a possibilidade de explorar novas ideias e soluções para os problemas do dia a dia.” Ana Paula Barbosa – HCNSC

“O treinamento Lean me ajudou a melhorar em dois pontos principais: entender o lado de outras pessoas e trabalhar melhor em conjunto; resolver os problemas ‘pequenos’ sabendo que, de alguma maneira, isso vai impactar o processo como um todo.” Willian Antônio Laures – HMRP

“Me fez ver como analisar e entender os problemas que ocorrem no dia a dia. Me fez entender que, muitas vezes, não conseguimos desenvolver algumas tarefas por não organizar nosso tempo. Mostrou, também, a importância de conhecermos e entendermos a dificuldade do outro no desenvolvimento se suas atividades.” Franciely Fadini – HMRP

“Questões como organização, coerências nas rotinas administrativas e métodos puderam ser analisadas sob nova ótica, gerando mais eficiência. Às vezes, ter esta nova perspectiva é o suficiente para renovar toda uma estrutura.” Rute Almeida da Silveira – HNSC

“Aprendemos sobre a importância da organização dos fluxos de trabalho para otimização do tempo, redução de custos, e, gradativamente, podemos aplicar melhorias tanto no pessoal, quanto no profissional. Esse método nos instigou a ter um perfil questionador e inovador frente aos processos.” Aline Machado de Souza – HNSC

“O projeto nos mostra a necessidade de uma mudança de mentalidade, buscando aprimorar os processos de forma simples, porém eficiente, de ter um novo olhar sobre as rotinas e problemas existentes.” Elizabeth de Bittencourt – HNSC

“Como gestora do Contas Médicas, o Lean direcionará as ações para eliminarmos o desperdício (retrabalho). Tenho como objetivo otimizar o RH para atividades que realmente agregam valor. A equipe se mostrou motivada em nos apoiar no desenvolvimento dos novos projetos.” Adriane Azevedo – HSC

“O treinamento ensinou como desenvolver e solucionar os problemas diários com mais clareza e soluções precisas e econômicas, tanto na vida pessoal como atividades no setor.” Marlene Cunha – HSC

“O processo Lean me fez enxergar que temos muitos buracos que podem sim ser otimizados para realizarmos o trabalho de forma mais rápida e transparente, principalmente melhorando a comunicação entre áreas, para que haja uma melhoria sempre contínua.” Miriam Silva – HSC

“Proporcionou uma visão mais ampla referente ao desenvolvimento do trabalho de cada funcionário dentro do setor. Consequentemente, aumentou a visão para a melhoria gradativa os processos internos.” Jady Agustini – HSI

“Melhoramos ao observar o problema e decidir qual é a melhor forma solucioná-lo, levando em consideração o enxugamento dos processos, de acordo com a teoria de Lean. Podemos aprender também a olhar o verdadeiro foco do problema e planejarmos uma melhor resolução.” Marcos Almeida – HSI

“Foi um momento muito importante que fez com que a equipe pudesse expor suas ideias e dar opiniões sobre os processos que precisam ser aprimorados. Fez com que o time se unisse em prol de um mesmo objetivo, que a consequência é a melhoria para todos.” Tereza Cristina dos Santos – HSJ

“O que tiramos de experiência foi a nossa visão em relação aos problemas que temos hoje no setor. Saber entender onde (setor) que precisa ser ajustado para que chegue nas nossas mãos o mais correto possível. Também nos fez entender a importância da organização dos fluxos de trabalho para otimização do tempo.” Sanielly Monteiro – HSJ-Tijucas

“Me proporcionou ter uma visão mais ampla de ver o problema como um todo e, também, a forma como resolvê-lo. Porém demanda tempo e comprometimento de pessoas e equipe.” Marisa da Silva – HSJ-Tijucas

“Me fez pensar na maneira de liderar e desenvolver as pessoas, de forma que contribuam para o melhor desempenho do setor, pois é um papel de todos, onde todos somos influenciados e capazes de melhorar processos. Passei a enxergar problemas como oportunidades de crescimento pessoal e profissional, contribuindo para o meu desenvolvimento.” Sabrina Silva de Oliveira – HST

“Aprendi que posso fazer a diferença com uma pequena ideia. Para fazer a diferença não é necessário ideias mirabolantes”. Queila Anastácio – HST

“Foi satisfatório observar a preocupação de todos os gestores em equipar bem seus colaboradores de conhecimentos e habilidades, na tentativa de tornar mais fácil o desempenho e crescimento de toda equipe, orientando e capacitando para exercer nossas funções e nos adaptar às novas necessidades do setor.” Thamara Montmor – HST

“Espero que, como equipe, possamos evoluir nos projetos que foram apresentados e, o hospital como um todo, possa conhecer a ferramenta, para que possamos ter um envolvimento e um engajamento maior de pessoas nos projetos e na ampliação destes.” Luzinete Damasceno – HST

“A metodologia Lean é rica em informações, a qual, nos propicia melhorias contínuas em nossos processos. Mesmo sendo apenas a introdução à metodologia, já me abriu um vasto campo a ser trabalhado em minha vida.” Priscilla de Souza – HST

“Após o treinamento passei a ver certas coisas com outros olhos e a pensar em como facilitar e otimizar o tempo com qualidade. As ideias estão surgindo e a equipe já começa a aperfeiçoar para colocar em prática.” Bárbara Martins – HST               

Vale ressaltar que esta iniciativa foi tratada com um projeto-piloto para a área. O treinamento pode ser aplicado para qualquer setor da ACSC. Para mais informações sobre o treinamento, basta procurar a equipe corporativa de Processos. E para formalizar o pedido do treinamento, entrar em contato com a área corporativa de Gestão de Pessoas (Treinamento e Desenvolvimento).

Agora, confira algumas fotos:

2019.06.25



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