Como cortar gastos e economizar durante a pandemia

Postado por admin

Durante uma crise sem precedentes como essa que vivemos atualmente, provocada pela pandemia do novo coronavírus, lidamos com preocupações relacionadas não apenas com a saúde, mas também com a economia e com as finanças pessoais. Isso é necessário porque o cenário é de incertezas e, então, iniciar um planejamento de compras agora pode ajudar a enfrentar o futuro, sem fortes restrições.  

Estudos do SPC Brasil, empresa de proteção ao crédito, mostraram que 45% dos brasileiros não faz o controle das suas finanças, 57% não planejam os gastos com antecedência e 77% já passaram por apertos financeiros nos últimos três anos. Ou seja, essa é uma cultura do nosso país, que pode trazer consequências durante uma crise. Por isso, quanto antes vier a conscientização, menores serão os impactos.

Em uma entrevista ao portal O Globo, o economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), explicou que os cidadãos devem supervisionar a despensa e anotar o que é preciso comprar, quando é necessário e nas quantidades adequadas. O ideal é que todos os moradores da casa participem da elaboração da lista de compras: se os gostos pessoais relativos à alimentação forem muito diferentes, encontrar um meio-termo que agrade a todos é a melhor saída para economizar.

Na hora de comprar, ficar atento às ofertas de marcas menos tradicionais, que costumam sair mais em conta, é mais uma forma de aliviar o bolso. Evitar compras desnecessárias e adiar o que não é emergencial são algumas soluções.

Confira algumas dicas práticas para manter as suas finanças sob controle:

– Faça uma planilha com a sua renda e gastos mensais;

– Elimine todas as tarifas bancárias possíveis;

– Negocie serviços de internet, telefone e TV a cabo;

– Não estoque comida ou outros itens. Além de ser uma questão de solidariedade, é um gasto desnecessário;

– Sempre que possível, guarde uma parcela do seu dinheiro para eventuais emergências;

– Mantenha-se sempre informado sobre as ações do Governo a respeito da economia e da saúde.

Com planejamento, é possível passar por esse momento sem grandes impactos na rotina familiar. Lembrando que essas dicas são válidas não somente em momentos de crise, mas também durante toda a vida.

Fontes:

https://oglobo.globo.com/economia/como-economizar/pandemia-do-coronavirus-incertezas-exigem-planejamento-mais-rigoroso-das-compras-24336659

2020.05.12



Sem Comentários

41 Visualizações

Deixe um comentário :