Estudo do Meio: alunos do CSC-SP visitam Cananéia, Ilha do Cardoso e Ilha Comprida

Postado por admin

Há séculos, a Instituição Escola escolheu a sala de aula como o local privilegiado para o ensino. As salas tornaram-se o santuário do aprendizado, entretanto, o processo de apreender e ensinar não começou nesse local, mas sim no dia a dia, na fauna e na flora, no meio ambiente. Hoje, a pedagogia recupera essa forma de ensinar, que é denominada, no Colégio Santa Catarina (São Paulo), de “Estudo do Meio”. Baseado na observação científica, os alunos da 2ª série do Ensino Médio visitaram a cidade de Cananéia.

Os alunos tiveram oportunidade de participar de uma viagem rica e entraram em contato com dimensões da realidade que não estão nos livros.

A metodologia de pesquisa nos locais visitados foi a de análise, uma vez que, os alunos verificavam atentamente cada detalhe da história, da fauna e da flora locais. Ao entardecer, juntavam-se em grupos e sintetizavam os conhecimentos de sua jornada, preenchendo o roteiro de estudos preparado pelos professores.

A experiência trouxe diversos benefícios aos alunos, tais como a convivência com os amigos e o contato com pessoas de uma cultura diferente, fatores que enriquecem os momentos de estudo proporcionando aos alunos uma vivência única, que não pode ser reproduzida apenas na sala de aula.

2016.05.11



Sem Comentários

569 Visualizações

Deixe um comentário :