“Estresse” é tema da SIPAT na Administração Corporativa

Postado por admin

Ao abordar o estresse como forma de prevenir acidentes, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Administração Corporativa da ACSC reuniu colaboradores e terceiros para uma série de atividades, entre os dias 21 e 24 de novembro. Na abertura do evento, o presidente da CIPA, Antonio Barroqueiro, a presidente do Conselho de Administração, Irmã Lia Gregorine, o superintendente, João Alberto Santos, e Adriel Rizzo, da Pastoral, fizeram reflexões sobre a importância de se ter um ambiente saudável e com bons relacionamentos interpessoais. “Devemos estar sempre preocupados com os atos inseguros. O estresse é um dos geradores do ato inseguro. Então, aos primeiros sinais de estresse, devemos seguir as orientações da Irmã Lia: recolher-nos por alguns segundos, respirar, prestar atenção em nós mesmos e ter consciência integral para aquilo que estamos fazendo”, discursou o superintendente da ACSC.

Após o término da cerimônia, a convidada Cleusa Kazue Sakamoto deu início à palestra “O Estresse e o Cotidiano – O que Fazer?”. A profissional ressaltou que o estresse não é uma doença, “mas sim uma porta para uma patologia, que pode se mostrar por meio de sinais físicos, sintomas emocionais e manifestações comportamentais”. Já Juliana Melchioretto Zaborsky ficou responsável por descontrair os participantes com o “Yoga Dance – Resgatando a Alegria de Viver”, uma prática de autoconhecimento que combina ferramentas do Yoga, da dança e de filosofias para despertar o potencial de cada um e atingir o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

Médico Corporativo do Trabalho da ACSC, Dr. Valter de Almeida Campoi abriu as atividades do segundo dia da SIPAT. Com o tema “Mediano ou Caprichoso”, Dr. Valter explicou a diferença entre ser uma pessoa mediana, que se contenta com o razoável, e caprichosa, que sempre dá o seu melhor, dentro de suas possibilidades. À tarde, foi momento de relaxar. Os parceiros do SPA dos Ingleses Estética fizeram massagens nos colaboradores ao som de músicas instrumentais.

No terceiro dia, Camila Lorenz, da área Corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente, comoveu o público com a palestra “O Que Importa para Você?”, referente à campanha que mobiliza profissionais da Saúde a olharem para o paciente em sua integralidade, de maneira humanizada, e perguntar, ouvir e fazer o que realmente importa para melhorar o atendimento prestado. E no início da tarde, para envolver ainda mais os funcionários no tema da SIPAT, os atores da SóRiso Produções Teatrais passaram de andar em andar, caracterizados como jornalistas, fazendo entrevistas divertidas sobre os processos de cada setor e o que cada uma das funções têm a ver com o estresse.

No último dia da SIPAT, Désirée Pintor, da área Corporativa de Recrutamento & Seleção, falou sobre “Resiliência”. “Viver implica em conviver. Procure criar procedimentos e relacionamentos baseados em confiança e respeito”, disse a psicóloga, que ressaltou os grandes valores dos vínculos pessoais e profissionais sinceros.

O encerramento ficou por conta do Show de Talentos, no Auditório Prof. Dr. Benedicto Montenegro, no Hospital Santa Catarina. Ao som da banda Os SIPÁTicos, o evento teve seis apresentações de colaboradores inscritos, sorteio de brindes e de uma TV 32’, ação que arrecadou mais de 150 kg de alimentos não-perecíveis aos idosos do Lar Madre Regina, como parte da SIPAT Solidária.

Conheça os vencedores:

1º lugar

Dança no ritmo Lamba Zouk

Lilian Lambert (Contabilidade) e David (participante externo)

2º lugar

Dança no ritmo de Samba de Gafieira

Aparecido Soares (Financeiro) e Rosana Pires (Contas a Receber)

3º lugar

Paródia

André Apolinário (Comunicação)

 

2017.11.27



Sem Comentários

362 Visualizações

Deixe um comentário :