Espírito Natalino toma conta das Casas da ACSC

Postado por admin

Para celebrar o espírito do Natal e o sentimento de esperança que o mês de dezembro representa, as Casas da ACSC já iniciaram as ações temáticas para os colaboradores, pacientes, alunos e comunidade. Apresentações de corais, montagem de presépios e entrega de presentes nas creches da ACSC foram algumas das atividades preparadas para celebrar esta época do ano.

Confira as ações das Casas:

Natal Iluminado no Hospital Santa Catarina (SP)

Como já é tradição, o Hospital Santa Catarina está promovendo mais uma edição do Natal Iluminado. A ação conta com apresentações de corais, formados por grupos externos e, também, pelo próprio Coral do Hospital Santa Catarina. A Casa ainda preparou uma decoração especial de Natal, com a montagem de um presépio do lado externo que, somado à iluminação noturna da fachada, tornou-se um ponto turístico, ideal para pessoas que circulam pela Avenida Paulista.

De acordo com a irmã Rute Redighieri, religiosa que representa a Congregação das Irmãs de Santa Catarina no Hospital, a ação marca o mês de dezembro, um período especial para toda a comunidade cristã. “O Natal é uma das celebrações mais importantes para os cristãos. É um momento de profunda ligação com Aquele que todos os dias nos visita. É tempo de encontro, festejar, se solidarizar, orar e se abrir à graça desse grande mistério da Encarnação”.

Apresentação de Coral na Obra Social Santa Catarina (MG)

A Obra Social Santa Catarina realizou, no dia 26 de novembro, a primeira apresentação do Coral Madre Regina e da turma de história sensorial. O coral é formado por assistidos pela Obra.  O momento trouxe como tema a chegada do Natal e o nascimento do Menino Jesus. A apresentação aconteceu na Escola Estadual Nyrce Villa Verde Coelho de Magalhães, também conhecida como Tupã. 

Natal Solidário nas Casas de Educação da Serra (RJ)

Tradicionalmente realizada nas Casas da ACSC, a campanha do Natal Solidário é representada pela solidariedade entre os colaboradores da Administração Corporativa (SP), Hospital Santa Catarina (SP), Casa de Saúde São José (RJ), Hospital São José (RJ), Hospital Santa Teresa (RJ), Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ) e Colégio Santa Catarina (MG), que se dispõem em ajudar os idosos residentes do Lar Madre Regina (SP) e os alunos das creches Monteiro Lobato (MG), Santa Catarina e São José do Itamarati (RJ), por meio da doação de kits com roupas, calçados, livros, brinquedos etc.

Na última semana, as crianças das creches Santa Catarina e São José do Itamarati receberam, com muito entusiasmo, os presentes doados pelos colaboradores da ACSC. Confira as fotos da entrega:

Pastoral e Espiritualidade destaca o significado do Presépio

O “sinal admirável” do Presépio

“… envolveu-o em panos e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” (Lc 2,7)

O Filho de Deus nasce num curral. Geme no silêncio. Sente a frieza do mundo. Mas Deus não se deixa fechar do lado de fora. Vem ao encontro de cada um de nós!

No dia 1º de dezembro deste ano, o Papa Francisco enviou aos católicos de todo o mundo uma Carta Apostólica, ADMIRABILE SIGNUM, Sinal Admirável, sobre o significado e o valor do presépio. O Papa foi à cidadezinha de Greccio, onde São Francisco de Assis montou, em 1223, o primeiro presépio da História, para assinar e publicar esta Carta.

Na carta, o Papa exorta: “Queridos irmãos e irmãs, o Presépio faz parte do suave e exigente processo de transmissão da fé. A partir da infância e, depois, em cada idade da vida, o Presépio nos leva a contemplar Jesus, sentir o amor de Deus por nós, sentir e acreditar que Deus está conosco e nós estamos com Ele”.

E continua, expressando seu desejo: “Com esta Carta, quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias de prepararem o Presépio, nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças… Trata-se verdadeiramente de um exercício de imaginação criativa, que recorre aos mais variados materiais para produzir obras-primas de beleza. Aprende-se de criança, quando o pai e a mãe, juntamente com os avós, transmitem este gracioso costume, que encerra uma rica espiritualidade popular. Almejo que esta prática nunca desapareça; ainda mais, espero que a mesma, onde porventura tenha caído em desuso, se possa redescobrir e revitalizar”.

O presépio nos ajuda a imaginar a natividade do Filho de Deus. A representação plástica nos ajuda a imaginar, a refletir, a rezar… De diferentes formas, culturas, manifestações artísticas de todos os tempos expressam o que aconteceu naquela noite. Diante de cada presépio, dos mais simples aos mais ricos em detalhes, somos atraídos pela beleza, que não é somente artística, mas rica de significado e de uma mensagem profunda, que nos leva à contemplação.

O jeito de Deus ser Deus põe em crise o nosso jeito de sermos homens. Deus se fez um frágil recém-nascido, necessitado de cuidados e proteção! Acolhamos a mão que Ele nos estende! É uma mão que não nos tira nada, apenas doa, consola, acolhe, cuida, abraça.

Aproveite este período de preparação para o Natal, para montar em família o seu presépio! E para ler a Carta Apostólica, ADMIRABILE SIGNUM, do Papa Francisco, acesse: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/documents/papa-francesco-lettera-ap_20191201_admirabile-signum.html

Klésio Hamada

Equipe de Pastoral e Espiritualidade da ACSC

Missa no Hospital Amparo Maternal (SP)

Aconteceu no último dia 17/12, às 15h, no Salão Social e foi celebrada a Missa de Natal, pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. Fernanda Allucci fez um breve speech de agradecimento no final e houve apresentação do coral dos Colaboradores do Amparo e das Conviventes do Centro de Acolhida.

Oncologia do Hospital São José (RJ)

A semana anterior ao Natal foi de muita celebração no setor de Oncologia e Terapia Infusional do HSJ – Hospital São José (RJ), onde pacientes oncológicos foram surpreendidos pela visita do Papai Noel. Acompanhado por músicos, voluntários e pela Pastoral e Espiritualidade, representada pela Irmã Ana Maria, o “bom velhinho” foi recebido com muita alegria por quem estava no local e ainda presenteou os pacientes em quimioterapia com panetones.

“Essa iniciativa foi muito importante para nós. Nada aconteceria se não fossem nossos parceiros. Agradeço a oportunidade de ter essas pessoas que sonham comigo em proporcionar isso aos nossos pacientes”, comentou Alexandra Gallindo, Supervisora de Enfermagem do setor.

Celebrações no Hospital São José (RJ)

A Novena reuniu equipes na Capela com muita oração e reflexões, liderados pela equipe da Pastoral e Espiritualidade, que também promoveu Missa, no dia 18/12, com participação do Coral e encenação que emocionou a todos. Ao final, os participantes confraternizaram no Centro de Convivência.       

Integrantes do Coral também circularam pelos corredores do HSJ cantando músicas temáticas, envolvendo tanto clientes que aguardavam atendimento nas recepções, quanto pacientes, acompanhantes e familiares nos andares de internação.

2019.12.17



Sem Comentários

160 Visualizações

Deixe um comentário :