Especial 10 anos: conheça Nelson de Souza, colaborador do HSI-SC

Postado por admin

O perfil de Nelson Julio Laurentino de Souza dá continuidade à editoria especial que criamos para celebrar os 10 anos de existência do Congregar. Colaborador do Hospital Santa Isabel (SC) desde novembro de 2005, Nelson é, atualmente, técnico em radiologia do Centro Cirúrgico.

Nelson nasceu em Blumenau e ingressou no Hospital quando ele era mantido pela Sociedade Divina Providência, parceira na gestão da ACSC, atualmente. “Tive o prazer de fazer meu estágio de conclusão de curso no Setor de Imagens da Instituição. Fui muito bem acolhido pelos profissionais que trabalhavam naquela época”, explica. Ele conta que, ao término do estágio, recebeu o convite da enfermeira Maria Lúcia, chefe do Centro Cirúrgico, e do Dr. Leandro Hass, neurocirurgião, para conhecer o Centro Cirúrgico. “Durante a visita, fui informado que estavam trazendo uma nova tecnologia, o Arco em C, e precisavam de um profissional da radiologia para operar o novo aparelho, que seria utilizado nas cirurgias intervencionistas”.

Nesse momento foi lançado o desafio ao Nelson, que ficou muito feliz com o convite. Ele havia desenvolvido um trabalho acadêmico com o aparelho que estavam trazendo e isso o fez aceitar de imediato. “Dei entrada na documentação junto ao CONTER. Assim que estava com a documentação regularizada, voltei a procurar a Instituição para dar início às atividades”, relembra.

Hoje, Nelson tem como responsabilidade conservar os equipamentos e acessórios de proteção; fiscalizar e implantar ações e desenvolver meios para minimizar a exposição das radiações; orientar e cobrar a utilização dos equipamentos de proteção radiológica, bem como auxiliar a equipe cirúrgica na organização da sala para receber o equipamento de radiação, assim como o cliente que vai passar pelo tratamento terapêutico ou diagnóstico. Auxiliar e acompanhar o cirurgião, de acordo com sua especialidade, no ato cirúrgico, também faz parte das atividades do colaborador.

“Eu quero contribuir cada vez mais para que os procedimentos se tornem minimamente invasivos com o intuito diagnosticar e promover a saúde, além de tornar as técnicas das radiações mais humanizadas”, explica Nelson.

O colaborador acredita que, por meio do uso das tecnologias das radiações e do seu trabalho no centro cirúrgico, ele auxilia em diagnósticos mais precisos e precoces, possibilitando tratamentos minimamente invasivos. “Desta forma, os clientes passam a ter um curto tempo de internação e podem ter o um retorno mais rápido para as suas atividades. Contribuo para a excelência em saúde, ajudando a salvar vidas”, se orgulha.

Na vida, Nelson têm duas paixões: a radiologia e a pintura em telas. “Estou desenvolvendo uma série de obras que traduzem imagens radiológicas – que antes era instrumento para realização de diagnóstico –, em criação artística”, exemplifica. “As minhas pinturas que misturam a arte e a radiologia deram início a um projeto para exposição chamado ‘Imaginologia’!”, revela.

Além do seu talento artístico e amor pela profissão, o colaborador conta que têm 11 irmãos. “Ainda criança, meus pais, juntamente com meus 9 irmãos, mudaram para uma vila madeireira chamada Campina Redonda, interior de Joaçaba, em Santa Catarina. Vivemos lá até meus 7 anos e, nesse período, eu tive mais 2 irmãos, que foram meus parceiros de estudo e brincadeiras na rua e no mato”, relembra.

Ele conta que, para buscar melhores condições de vida, a família se mudou para Blumenau-SC, proporcionando aos filhos uma qualidade de vida melhor. “Aqui tivemos contato com uma nova cultura, vivenciamos momentos felizes e outros nem tanto, mas valeram a pena”.

Perfil

Nome completo: Nelson Julio Laurentino de Souza

Idade: 44 anos

Nos momentos de lazer… “Eu viajo! Gosto de conhecer lugares, visitar museus, gastronomia, conhecer pessoas. Pinto telas (sou artista visual também), leio, curto os amigos e gosto de dançar”.

Trabalhar na ACSC: “Me dá orgulho em fazer parte de uma Instituição que busca, por meio de suas ações, a assistência integral e humanizada à saúde de seus clientes, oferecendo serviço de excelência, sendo referência para a medicina hospitalar”.

Um fato marcante: “Inserir as artes na Instituição. E dentro das atividades artísticas apresentadas, cito uma performance para o Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres. Nesse dia, produzimos algumas colaboradoras, dando a impressão de que haviam sido espancadas. Elas ficaram distribuídas estrategicamente no refeitório. As reações dos colaboradores, ao verem as personagens, foram chocantes. Alguns ficaram espantados, outros não conseguiram ficar no espaço, algumas pessoas choraram, se identificaram com as personagens… Foi incrível!”.

Congregar: “Acredito que seja uma mostra das ações desenvolvidas, ligando cada vez mais seus colaboradores com a ACSC”.

Um sonho: “Tornar cada vez mais as técnicas das radiações humanizadas”.

Um lema: Acreditar que a arte e o acolhimento transformam vidas”.

Propósito de vida: “Querer reinventar o que está ao nosso redor. Nesse sentido acredito na importância das artes como ferramenta de transformação social e na promoção da saúde”.

2016.06.20



1 Comentário

821 Visualizações

  1. Eliane Sepka De Laria disse:

    Parabéns Nelson você é merecedor de todo sucesso. Uma pessoa especial como você, dedicado, amigo, divertido, um profissional exemplar. E que hajam mais Nelsons assim no mundo. E a vida seria mais leve.

Deixe um comentário :