Escola Santa Catarina comemora 70 anos

Postado por admin

A Escola Santa Catarina (ES) completou – no dia 2 de fevereiro –, 7 décadas de tradição, amor e compromisso com a educação. Para celebrar o aniversário da Casa, no fim de janeiro algumas ações foram desenvolvidas, como uma palestra sobre a educação católica no século XXI, uma exposição com fotos, artigos e registros sobre a história da escola, bem como seresta, peça teatral e uma missa festiva, que teve a renovação de votos feitas pelas irmãs Maria das Graças Batista Soares e Andréia Lopes Dal Cól.

Os eventos contaram com a presença das irmãs Terezinha, Alves Cardoso, Aparecida Nogueira, Nazaré Bauer Scheffer, Ana Alves de Jesus, Odete Bertolo, Ana Paula, Luzia Cavazzoni, Geovania, Adelaide, Bernardete, Luzia Schimittel e Marcilene Schaeffer. O diretor corporativo de Educação, Paulo Henrique Aquino, e o Padre Edivalter, da Paróquia de Barra de São Francisco, também prestigiaram as celebrações.

A história do ESC-ES é um exemplo de esforço, dedicação, fé e caridade. Do momento da chegada no Espírito Santo até a fundação da escola, as irmãs receberam a ajuda de muitas pessoas, como famílias teresenses, do Prefeito Municipal da época e dos Padres Capuchinhos.

Após adquirir alguns terrenos no município de Santa Teresa – mediante compra, permuta e uma doação feita pela Sociedade Recreativa Canaã Clube –, as irmãs iniciaram as obras da escola em maio de 1946. Na época, um dos problemas era a falta de água na localidade. Por conta disso, a Associação Congregação de Santa Catarina – ACSC adquiriu uma colônia com uma nascente, que é responsável pelo abastecimento de água da escola até hoje.

A obra foi finalizada em dezembro de 1947, permanecendo ainda nos alicerces a área reservada à construção da Capela. Em 1948, a Escola começou a funcionar no novo prédio e se destacava pelo seu estilo, imponência e beleza, na pequena Cidade de Santa Teresa. Aos poucos, tornou-se centro conhecido e frequentado pela comunidade teresense. Funcionou durante alguns anos somente com o curso primário.

Em 1955, a ACSC autorizou a compra do prédio onde funcionou, por muito tempo, a Prefeitura Municipal de Santa Teresa e, em março de 1958 foi inaugurado o Curso Ginasial para meninas, com 31 alunas matriculadas na primeira série.

Durante estes 70 anos de existência, a Escola Santa Catarina fortaleceu seu nome na região, conquistou vários alunos, passou por um processo de expansão para melhor atender a todos e faz a diferença até os dias de hoje com o trabalho realizado pelos colaboradores e pelas irmãs, em prol de uma educação com qualidade.

2016.02.15



Sem Comentários

573 Visualizações

Deixe um comentário :