“Erro de medicação: muito além da prescrição médica” é tema de workshop no HSC

Postado por admin

O Hospital Santa Catarina (SP) realizou no dia 12 de julho, o workshop “Erro de medicação: muito além da prescrição médica”, primeiro encontro multiprofissional do tema.

A diretora técnica, Dra. Denise Schout, abriu o evento que seguiu com a palestra da Diretora Corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente, Dra. Camila Sardenberg, sobre como as prescrições médicas devem ser realizadas para que sejam seguras para o paciente e para a equipe multiprofissional.

Já o Dr. Domingo Vicente Rodriguez Lopez retratou o papel do médico diante de um erro de medicação, baseado em um caso real em paralelo com os protocolos de segurança do Hospital.

O supervisor da Farmácia Clínica, Vinícius Moreira, falou sobre Farmacovigilância e o impacto dos erros, que podem ocorrer em qualquer fase da cadeia medicamentosa, que vai desde a seleção e compra até o monitoramento dos efeitos nos pacientes. Além disso, Vinícius explorou os tipos de erros encontrados nas prescrições médicas do HSC e como o processo se tornou mais seguro após os investimentos do Hospital na avaliação farmacêutica, com a implantação da Central de Avaliação da Prescrição (CAP).

Em seguida, a coordenadora de enfermagem, Karina do Carmo Santos, falou sobre o desafio de transformar a prescrição médica em cuidados integrais, mostrando como os profissionais da Enfermagem se baseiam na prescrição para planejar o cuidado do paciente já nas primeiras 24 horas, e a relação com a segurança do cuidado prestado.

A programação terminou com um talk show sobre os desafios para a prescrição segura no HSC, com a participação dos Drs. Ioannis Liontakis, Márcia Oka, Mariangela Lieto e Osmar Moraes, com a moderação de Vinícius Moreira. Os convidados debateram os assuntos abordados nas palestras e discutiram como possíveis melhorias podem aumentar a segurança da prescrição médica.

 

2017.07.24



Sem Comentários

607 Visualizações

Deixe um comentário :