Ergonomia: como manter o home office saudável e produtivo

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A saúde do colaborador é prioridade na ACSC e, por isso, aconselhar as melhores práticas no escritório (ou em casa) também é uma das nossas funções. Para auxiliar nessa questão, fala-se em ergonomia. Essa prática adapta o ambiente e seus recursos às necessidades das pessoas, levando em conta fatores físicos, cognitivos e sociais, que podem ser um risco para a saúde física e mental dos funcionários.

Segundo o Engenheiro de Segurança do Trabalho da ACSC, Giovani Lima de Souza, muitos falham na escolha e adaptação do novo escritório e esse fator pode ser prejudicial à saúde do trabalhador se mantido por longos períodos. “Um posto de trabalho adequado ergonomicamente garante o bem-estar e evita o desenvolvimento de doenças como a LER (Lesões por Esforços Repetitivos) /DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho)”, esclarece.

Além de escolher um local adequado para cumprir o expediente, é indicado que não haja uma mudança radical na rotina. Ou seja, que se cumpra os horários de trabalho com entrada, saída e intervalos para refeições; pausas e micro pausas para alívio da sobrecarga muscular, hidratação, necessidades fisiológicas etc.

Além disso, Giovani deu uma série de dicas para manter um bom ambiente de trabalho, mesmo em casa.

Confira se você está seguindo tudo corretamente, na medida do possível:

– Escolha um ambiente de baixa movimentação, evitando interrupções indesejadas;

– Escolha um local com ventilação adequada (natural e artificial). A temperatura ideal para o conforto térmico em escritório é entre 20°C e 23°C;

– Prefira um local bem iluminado. Posicione a iluminação artificial acima da mesa de trabalho, evitando os reflexos em seu monitor;

– Respeite a jornada de trabalho e evite ao máximo horas extras, pois gera desgaste excessivo e uma carga emocional extra;

– Opte por uma mesa ou bancada em que suas pernas fiquem confortáveis e que lhe proporcione espaço suficiente para colocar o teclado, mouse e apoiar os braços;

– Use o suporte ergonômico para que seu notebook fique alinhado com a altura da sua cabeça, evitando a sobrecarga no pescoço;

– Escolha uma cadeira confortável, com rodízios, ajuste de altura do assento, bom encosto para as costas e apoios para os braços com regulagem de altura;

– Use o apoio de teclado e de mouse para descansar os punhos e mantê-los em uma posição neutra;

– Posicione o seu monitor lateralmente às janelas e entradas de luz natural, evitando a incidência direta na tela do seu monitor;

– Ao realizar reunião por telefone, dê preferência ao uso de fones de ouvido ou utilize a função viva voz do seu telefone, mantendo as mãos livres e não interferindo na sua postura;

– Programe-se para as pausas, aproveitando para alongar-se;

– Não trabalhe deitado, ao longo do tempo pode causar danos ao seu corpo.

Seguindo essas dicas, a sua jornada em home office pode ser muito mais segura, saudável e produtiva. Bom trabalho!

2020.08.10



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