Equipes do Fundamental I e II promovem encontro com pais e alunos

Postado por admin

Pensando em amenizar toda a ansiedade que a passagem escolar pode ocasionar, a Equipe Pedagógica do Colégio Santa Catarina (MG) promoveu um pequeno encontro com as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Reunidos no Salão Nobre, os alunos foram apresentados à equipe profissional responsáveis pelo Fundamental II, que esclareceu dúvidas dos estudantes sobre horários, professores e disciplinas.

A proposta surgiu a partir de uma percepção em sala de aula de que as crianças tinham muitas curiosidades e dúvidas a respeito da próxima etapa escolar por que irão passar. O objetivo é esclarecer essas pequenas questões que geram tanta insegurança e ansiedade e para que eles cheguem mais tranquilos no 6º ano. Segundo as educadoras, esta é a segunda grande mudança na vida escolar deles. “A primeira é quando eles saem do aprendizado mais lúdico e vão para a alfabetização, no primeiro ano. Mas agora é ainda mais brusca a mudança, porque muda o turno, muda a dinâmica de aprendizagem, já que eles passam a ter um professor para cada matéria, aulas de 50 minutos. Eles não estão acostumados com essa dinâmica de sai um professor, entra outro. É mais responsabilidade na cobrança da maturidade deles. Então, essa preparação é muito importante, porque, assim, eles já chegam no 6º ano com uma ideia desmistificada do que eles vão encontrar pela frente”, explica a orientadora Benita Costa.

Ao contrário dos anos anteriores, este ano foi feita uma preparação também com os pais dos alunos, que também sofrem com a mesma ansiedade e angústia dos filhos no que tange às novidades que eles enfrentarão no novo segmento. As psicólogas Anna Paula Gomes e Fernanda Pedroso fizeram um bate papo sobre o processo de crescimentos dos alunos, apontando o quanto é importante enfrentar esses desafios com o apoio da família. Em seguida, a equipe do Fundamental II deu as primeiras orientações para o início do próximo ano letivo, passando as principais informações. A reunião encerrou com uma surpresa: um varal de cartões de agradecimento dos filhos aos pais.

Fotos do encontro:

2018.12.18



Sem Comentários

113 Visualizações

Deixe um comentário :