Equipe do HNSC realiza captação múltipla de órgãos

Postado por admin

Uma captação múltipla de órgãos foi realizada no dia 6 de abril, no Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC). O procedimento, intermediado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), foi efetuado pelo cirurgião Dr. Fernando Miranda, juntamente com uma equipe do HNSC. Os órgãos (fígado, córneas e rins) do doador de 52 anos foram encaminhados ao Hospital Santa Isabel (SC), referência em transplantes no Estado de Santa Catarina.

Implantado em 2002, o CIHDOTT é um grupo formado por enfermeiros, médico, psicóloga e assistente social, e tem ligação direta com a Central de Notificação de Captação e Distribuição de Órgãos de Santa Catarina. O grupo tem a função de realizar diariamente a busca ativa de possíveis doadores. Uma das tarefas é a realização da entrevista familiar, após a confirmação da morte encefálica do paciente.

Para a efetuação da captação, é essencial que o paciente tenha expressado aos familiares o desejo de ser um doador de órgãos. Quando aceita, a captação é feita por uma equipe especializada e os órgãos e os tecidos são encaminhados para a central de distribuição, que posteriormente os repassa aos hospitais credenciados para o transplante.

2016.04.11



Sem Comentários

436 Visualizações

Deixe um comentário :