Educadoras do CSC/JF incentivam alunos com contação de histórias e músicas

Postado por admin

Criado há sete anos pela equipe pedagógica do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora, o projeto “Desenvolvendo o hábito de estudo” tem ajudado muitas crianças do Ensino Fundamental I a melhorar o desempenho escolar, a capacidade de interpretação e o nível de argumentação. O “Bom no estudo, bom em tudo”, como é chamado, é um projeto permanente do colégio com o objetivo de ajudar os alunos a construir hábitos saudáveis, inclusive o hábito de estudo. Quando foi implantado, era voltado apenas para o 5º ano, visando à transição de segmento e de turno de aula. Porém, há dois anos, o trabalho foi ampliado para todas as séries do Ensino Fundamental I. E mudou também a forma de aplicação do projeto.

Desde o ano passado, as educadoras responsáveis trabalham com uma metodologia que as aproximou mais das crianças: falar do hábito de estudo por meio de histórias e de símbolos conhecidos dos estudantes. “As histórias variam de acordo com a idade”, conta a psicóloga Anna Paula Gomes da Silva. A ideia, segundo Anna, é motivar as crianças que, por meio da própria história contada, passam a criar expectativas em cima da narrativa. “Com as historinhas, elas são capazes de relatar sobre os personagens, dizer com quem se identificaram e, ao final dessa interpretação, conseguem estabelecer uma relação com o hábito de estudo. Tem criança que, por conta da história, faz essa associação muito rápido, justamente porque consegue vivenciar a história”, afirma.

A equipe tem quatro encontros com cada turma ao longo do ano, um por bimestre. No restante do tempo, são as professoras que conduzem o processo, tendo elas uma participação fundamental. Os resultados são rapidamente percebidos. “As crianças levam a sério o que é proposto. Há uma diminuição do número de reclamações das professoras quanto ao cumprimento de tarefas, as crianças têm maior compromisso, elas se veem mais responsáveis pelos resultados delas”, garante a coordenadora de série Maria Aparecida Grossi.

2015.05.05



Sem Comentários

320 Visualizações

Deixe um comentário :