Educadora alia arte e ensino tradicional

Postado por admin

Em Juiz de Fora, os alunos de Marcela Suerus sentem-se privilegiados. Professora de língua portuguesa e literatura infantil, ela dá aulas no Colégio Santa Catarina há 29 anos. A professora leva para a sala de aula os benefícios da arte, unindo o dinamismo das crianças ao universo encantado da literatura, da arte, do teatro e dos fantoches. Participou de cursos de contação de histórias e de produção de bonecos, inclusive em um famoso grupo de São João Del Rey. Desde então produz seus próprios fantoches, adotados em aulas.

Sedenta por desafios, vislumbrou na biblioteca do Colégio Santa Catarina, há 12 anos, novas possibilidades que vão além da leitura. Escreveu um projeto para a direção propondo trabalhar com contação de histórias, estimulando nas crianças, de forma lúdica, o gosto pela leitura. “A ideia foi aprovada e eu comecei a dar aulas para as turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental”, relata Marcela.

Deu tão certo que no ano seguinte Marcela passou a adotar o projeto com as turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e até hoje está em vigor. Toda a decoração da biblioteca, cenários, figurinos, fantoches usados nos teatrinhos são confeccionados por Marcela com material reciclável.

Os benefícios são visíveis: os alunos participam das apresentações de teatro, se envolvem, vencem a timidez, melhoram a autoestima, a interpretação de texto. “Eles aprendem brincando. As atividades despertam a parte sensorial, a criatividade, a expressão corporal. É fundamental oferecer momentos que resgatem a imaginação, a fantasia e o lado lúdico”, finaliza Marcela.

2015.05.04



Sem Comentários

326 Visualizações

Deixe um comentário :