Dois ex-alunos do CSC-JF são nomeados pelo Papa Francisco para cargos importantes na Igreja

Postado por admin

O Papa Francisco fez duas recentes nomeações no Clero brasileiro que deixou as Irmãs do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora (MG) e toda a comunidade escolar em festa. Dois ex-alunos do Colégio, formados padres e que iniciaram a vida sacerdotal em Juiz de Fora, foram promovidos pela Santa Sé. Em 22 de fevereiro, Dom João Justino de Medeiros Silva foi nomeado bispo na Arquidiocese de Montes Claros. Já em 08 de março, foi a vez do monsenhor Vicente de Paula Ferreira ser proclamado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

“Estamos com o coração em festa com essas notícias. Além de ex-alunos do Santa Catarina, são pessoas muito dedicadas, preparadas e entusiasmadas para servir a Deus. Irão contribuir profundamente para os trabalhos de evangelização nas respectivas arquidioceses”, afirmou Irmã Ernestina Lemos, diretora geral do CSC.

Saiba mais

Dom João Justino nasceu no dia 22 de dezembro de 1966 em Juiz de Fora e fez todo o Ensino Médio no CSC, onde foi aluno da Irmã Angelina. Tem 50 anos, é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em 1984, onde cursou Filosofia e Teologia. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Foi reitor do Seminário Santo Antônio e ocupou importantes cargos na Arquidiocese de JF e também na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom João Justino foi ordenado padre em 13 de dezembro de 1992. O Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 21 de dezembro de 2011, cargo que ocupou até fevereiro de 2017, quando foi transferido para comandar a Arquidiocese de Montes Claros.

Outra nomeação anunciada pelo papa Francisco foi a do monsenhor Vicente de Paula como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Natural de Alegre, no Espírito Santo, veio ainda adolescente para Juiz de Fora, onde estudou no CSC de 1985 a 1987. Graduado em Filosofia pela UFJF e em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), doutor em Ciência da Religião e com estágio pós-doutoral em Teologia, é formador dos estudantes redentoristas de Teologia, em Belo Horizonte, e autor de várias obras. Também integra a Sociedade de Estudos Psicanalistas de Juiz de Fora. Formado na Congregação Redentorista, participou de importantes trabalhos missionários e, por quase uma década, foi provincial da Congregação.

2017.03.17



Sem Comentários

352 Visualizações

Deixe um comentário :