Doença Inflamatória Intestinal é tema de palestra no HCNSC

Postado por admin

O Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ) promoveu, no dia 3 de julho, uma palestra para orientar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre “Doenças Inflamatórias Intestinais”. De acordo com a palestrante Renata Fróes, mestre em Gastroenterologia, as doenças inflamatórias intestinais são alterações estruturais que provocam uma inflamação crônica no aparelho digestivo.  “As principais doenças são a retocolite ulcerativa e a Doença de Crohn. A primeira é caracterizada pela inflamação da mucosa do cólon, enquanto a segunda pode comprometer qualquer parte do intestino”, alertou.

Outros pontos abordados pela médica foram os sintomas e o diagnóstico da doença. Segundo a especialista, as manifestações mais comuns são: dores abdominais, diarreia, emagrecimento e, nos casos mais graves, fístulas anais com saída de secreção purulenta. O diagnóstico é baseado no histórico do paciente, avaliações e exames. Porém, ela ressalta que não existe prevenção para a doença.

Finalizando a palestra, o proctologista Mauro Lúcio Santos mostrou diversos casos atendidos em seu consultório e falou que as doenças atingem homens e mulheres entre 15 e 35 anos de idade. O médico também alertou para os cuidados com alimentação e atividades físicas regulares. 

Confira registro da palestra:

2019.07.09



Sem Comentários

14 Visualizações

Deixe um comentário :