Dicas saudáveis para as Ceias de Natal e Ano-Novo

Postado por admin

Durante as ceias de Natal e Ano Novo,é comum que as pessoas exagerem na alimentação ao se depararem com tantos pratos irresistíveis. Mas para que as festas sejam aproveitadas da melhor forma,é importante que alguns cuidados com os hábitos alimentares sejam tomados. As nutricionistas Roberta Mello e Fernanda Carvalhal, da Casa de Saúde São José (RJ), reuniram algumas dicas para preparo e conservação de alimentos e, também, sugestões de pratos saborosos e saudáveis para que você possa curtir as festas de forma segura.

Segundo Roberta, o fator agravante para a contaminação dos alimentos nesta época é o calor. “Nós vivemos em um país tropical, então, é muito quente. Alguns alimentos estragam mais rápido,geralmente aqueles que possuem muito molho e maionese, por exemplo”, explica. Ela alerta, também, sobre as temperaturas ideais para manter os pratos. “É importante manter o alimento, enquanto não for consumido, refrigerado ou aquecido (acima de 65 graus). Em temperatura ambiente, há o risco de proliferação bacteriana”.

Para preparar uma ceia saudável e segura:

  • Antes de iniciar, faça uma boa higienização das mãos, dos utensílios de cozinha e sanitização dos alimentos, como verduras,legumes e frutas.
  • Evite alimentos embutidos, retire as peles das aves e experimente assar as preparações que geralmente são fritas, como as rabanadas.
  • Oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas são fontes de gorduras saudáveis e antioxidantes, mas devem ser consumidas com moderação devido ao seu alto valor calórico.
  • O bacalhau é um peixe saudável e rico em Ômega 3. Pode ser incluído na ceia com batatas, pimentões coloridos, azeitonas,cebola e azeite extra virgem.
  • Procure assar ou cozinhar os alimentos o mais próximo do horário de servir.  Evite deixar a comida, depois de pronta, fora da geladeira.
  • O ideal é fazer a ceia para ser consumida em dois dias, evitando os excessos ao longo da semana. Evite deixar as refeições armazenadas por muitos dias na geladeira.

Receita de Arroz Integral com Amêndoas

3 xícaras de arroz lavado e escorrido

3 colheres de sopa de óleo

2 dentes de alho amassados

6 xícaras de água fervente

1 xícara de amêndoas torradas e sem casca picadas

Sal a gosto

Preparo: Frite o alho no óleo quente até dourar. Ponha o arroz na panela e refogue por 3 minutos, mexendo eventualmente. Junte a água e, ao ferver, baixe o fogo e tampe. Espere até metade da água evaporar para acrescentar as amêndoas, dando uma boa mexida. Continue o cozimento com a panela semiaberta, até o arroz ficar macio e soltinho.

Receita de Sorvete da Fruta

1 banana pequena não madura

1 porção de morango congelado

200ml de iogurte natural

Mel, açúcar ou xilitol

Preparo: Higienize bem as frutas, descasque e coloque a banana para congelar. Depois de congelada, bata com os morangos em liquidificador. Acrescente o iogurte e adoce à sua preferência. Leve ao congelador.

2018.12.18



Sem Comentários

200 Visualizações

Deixe um comentário :