Dica Coopercredi: “O equilíbrio entre o ontem, o hoje e o amanhã”

Postado por admin

Economizar e manter a saúde financeira em equilíbrio são as únicas formas de garantir uma vida próspera e, ainda, conseguir reservar dinheiro para um sonho futuro. Caso contrário, o empobrecimento é inevitável. Na coluna desta edição, o professor Marcos Silvestre, coordenador do Programa de Reorganização e Orientação Financeira e Empreendedora da Coopercredi ACSC, dá três dicas importantes que, aplicadas no dia a dia, ajudam a manter o equilíbrio entre o ontem, o hoje e o amanhã na vida financeira, de forma a garantir uma vida próspera com os recursos que você já possui.

“O equilíbrio entre o ontem, o hoje e o amanhã!”

Chato! Economizar não é exatamente uma palavra simpática, reconheço. Porém, simplesmente abandonar este tipo de esforço na sua vida financeira, como vêm fazendo muitos com sua mentalidade empobrecedora, pode acabar produzindo três efeitos profundamente nocivos para sua prosperidade.

Gastar mais do que ganha. “Forçar” sua renda mensal a ser insuficiente, qualquer que seja seu nível de ganhos por mês, e assim ter de apelar para dívidas emergenciais, amargando o inevitável achatamento do seu poder de compra com o pagamento de juros desnecessários (empobrecimento)!

Gastar tudo imediatamente. Torrar toda a grana do salário ou do seu negócio no próprio mês, sem reservar dinheiro para seus sonhos de compra e consumo futuros. Daí terá de amargar a frustração de conquistar muito pouco nesta vida, ou conquistar tudo a poder de dívidas com juros (empobrecimento)!

Gastar excessivamente. Empatar seus ganhos mensais descontroladamente em novas compras e gastos, deixando de reservar dinheiro para honrar os compromissos financeiros assumidos no passado. Ficará sem quitar suas dívidas, perderá o nome de bom pagador e o crédito na praça (empobrecimento)!

Equilíbrio. Se você acha chato ter de economizar em seus gastos, pior será quando tudo estiver fora de controle. Lembre-se: para ter uma vida próspera com a renda mensal que possui terá de realizar perenemente o esforço de buscar o equilíbrio entre o ontem, o hoje e o amanhã em sua vida financeira.

  1. Pague suas dívidas. Primeiro resolva seu passado financeiro, honrando todas as suas dívidas. Não será fácil, mas nome, honra e sono tranquilo valem mais que qualquer montanha de dinheiro.
  2. “Pague” seus investimentos. Garanta seu futuro financeiro, pagando todas as mensalidades dos seus bons planos de investimento e assegurando a realização de seus sonhos mais importantes.
  3. Do “resto”, pague o que der. Com o que restar (após acertadas as dívidas e os investimentos), procure atender suas necessidades e preferências do momento da forma mais satisfatória possível, cobrindo os gastos, as contas e as compras do dia a dia. Acredite-me: tentando direito, você conseguirá!

Autor: Prof. Marcos Silvestre | profe@coopercrediacsc.org.br
Coordenador do PROFE® Coopercredi ACSC – Programa de Reorganização e Orientação Financeira e Empreendedora. Economista com MBA em Finanças (USP), atua como orientador de famílias e educador em empresas (Metodologia PROFE®). Comentarista econômico do Grupo Bandeirantes de Rádio e TV, é autor de “Os 10 Mandamentos da Prosperidade” e dirige o site www.educarparaprosperar.com.br.

 

Blackboard with hand and piggy bank

Blackboard with hand and piggy bank

2017.03.20



Sem Comentários

422 Visualizações

Deixe um comentário :