Dia Mundial do Coração: conscientização é crucial para redução de doenças

Postado por admin

Ao pensar em vida, o primeiro órgão que vem à cabeça é o coração. A responsabilidade deste órgão no nosso corpo é grande. Ao ficar sobrecarregado, ele vira alvo de inúmeras doenças cardiovasculares, principal causa de morte no mundo. Devido a esse cenário, a prevenção e a redução da incidência de doenças crônicas não transmissíveis, principalmente as cardiovasculares, é uma das dez metas globais da Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2019.

No Dia Mundial do Coração, comemorado dia 29 de setembro, o objetivo é chamar a atenção para que as pessoas tenham uma vida mais saudável, por meio de uma alimentação balanceada, do combate ao tabagismo e ao sedentarismo, bem como a prática de atividades físicas regulares.

Segundo a Federação Mundial do Coração (WHF), nos países de primeiro mundo, as mortes por doenças cardiovasculares diminuíram devido à conscientização da população na prevenção dos fatores de risco, enquanto o câncer manteve sua incidência crescente e passou a ser a primeira causa de morte. Nos países em desenvolvimento, no caso do Brasil, as causas cardiovasculares ainda permanecem na liderança.

O Dia do Coração tem uma missão muito nobre: mostrar que a conscientização pode sim trazer bons resultados e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Lembre-se de que a sua vida gira em torno dele e confira algumas dicas para manter um estilo de vida saudável:

  • Pratique atividades físicas;
  • Consuma alimentos saudáveis;
  • Evite o estresse e o tabagismo;
  • Reduza o consumo de álcool;
  • Consulte o seu médico regularmente e deixe a sua saúde em dia.

2019.09.24



Sem Comentários

76 Visualizações

Deixe um comentário :