Dia Mundial do Alzheimer no CRI Norte

Postado por admin

Existem vários tipos de demência, em que há decréscimo das capacidades funcionais e cognitivas do idoso. A mais comum delas é a Doença de Alzheimer, cujo dia Internacional é comemorado no dia 21 de Setembro. A doença é responsável por 50% a 80% dos casos de demência no mundo.

Em geral, é difícil prever a doença antes que ela já tenha se iniciado no paciente. Cerca de 75% dos portadores em todo o mundo não tem o diagnóstico conhecido, segundo a Alzheimer’s Disease International, instituição ligada à OMS.

Os sintomas da doença incluem uma perda progressiva da memória, começando para fatos recentes e progredindo até a perda total. Também podem aparecer alterações no comportamento do idoso, desorientação temporal e espacial, dificuldade em reconhecer pessoas ou objetos familiares. Além disto, o idoso com Alzheimer vai perdendo a capacidade de fazer as tarefas do dia-a-dia de maneira independente.

A causa da doença de Alzheimer é desconhecida. Sabe-se que os neurônios morrem pelo acúmulo de proteínas em formas que não são normalmente encontradas no cérebro.

Com o intuito de divulgar e esclarecer dúvidas sobre a Doença de Alzheimer, além de promover a participação e o envolvimento dos idosos em diferentes atividades, O CRI Norte promoveu no dia 20/09 o evento do Dia Mundial do Alzheimer, que contou com a participação da equipe interdisciplinar e do Centro de Convivência.

Confira o vídeo produzido pela equipe de Comunicação do CRI Norte, junto com os idosos do Centro de Convivência e equipe interdisciplinar:

2012.10.08



Sem Comentários

398 Visualizações

Deixe um comentário :