Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Pessoa Idosa

Postado por admin

O Centro de Referência do Idoso (SP) realizou de 15 a 18 de junho mais uma Semana de Conscientização da Violência Contra Pessoa Idosa com objetivo de refletir com os usuários, colaboradores, comunidade e profissionais sobre esta dura realidade e dar visibilidade à importância de reconhecermos e enfrentarmos a violência.

A programação reuniu ações como a instalação de banners pelo CRI Norte com informações sobre as formas de violência, dados estatísticos, canais de denúncia e a Árvore da Vida, ação interativa que promoveu a participação das pessoas que circularam pelo serviço por meio de mensagens em cartões deixados à disposição do público. Foram mais de 300 mensagens pela conscientização da violência, enaltecendo o direito pelo envelhecimento com dignidade e respeito.

Nem o mau tempo impediu que 70 idosos comparecessem à Caminhada no Horto Florestal. O III Seminário destinado à participação dos profissionais da rede e estudantes contou com a presença de mais de 100 pessoas, abordando o tema “Desafios da atuação em rede no atendimento a idosos em situação de violência”. Estiveram presentes os representantes do Ministério Público e Defensoria Púbica do Estado de São Paulo.

Em parceria com a Soul Alegria, o Dr. Miojo abordou o tema interagindo com os usuários, familiares e colaboradores. A ação educativa teve como foco a prevenção da violência, reforçando a autonomia e o envelhecimento saudável. Também foi realizada uma ação com os colaboradores para reflexão acerca da naturalização e os ciclos de violência, no qual foram apresentados alguns curtas-metragens sobre o tema e, após a reflexão, foi realizada uma atividade artística com intuito de expressar a opinião dos participantes. No último dia foram realizadas palestras sobre o Estatuto do Idoso e entregue aos usuários os exemplares do Estatuto do Idoso e o Guia de Direitos do Idoso.

2015.08.03



Sem Comentários

372 Visualizações

Deixe um comentário :