Dia de Madre Regina Protmann é celebrado em 18 de janeiro

Postado por admin

No dia 18 de janeiro é comemorado o Dia de Madre Regina Protmann, fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Catarina. Conheça mais sobre a história dela: Regina nasceu em Braniewo em 1552, no seio de uma família importante na sociedade da época. Uma jovem alegre e inteligente, cercada de amigos, desfrutando de uma vida despreocupada, cheia de diversão, aprendizado e segurança no lar. 

Essa era a imagem da adolescente Regina Protmann. No entanto, o Espírito de Deus sopra onde quer e como Ele quer. O grão da Palavra de Deus, quando atinge o solo fértil, produz muitos frutos. O coração de Regina acabou sendo essa terra fértil, despertando nela um olhar atento para a realidade ao entorno e, nesse confronto de realidades, se percebeu chamada por Jesus, que se apresenta sempre na pessoa do empobrecido. 

Então Regina, aos 19 anos, deixou toda a segurança, pais, irmã e irmãos, para se dedicar única e exclusivamente para o Senhor que se apresentava para ela na pessoa do doente e marginalizado. Iniciou, com algumas amigas, uma congregação religiosa de vida contemplativa ativa, que fazia da oração e serviço o seu modo de ser. Logo se aproximaram delas outras meninas e, juntas, expandiram a missão do cuidado com os doentes e da educação das meninas. Doze anos após o início da missão, a Igreja Católica reconheceu a Congregação e suas regras, tornando-a a primeira congregação feminina de vida ativa.

Muitas vezes, Regina viajou no frio e na chuva para visitar e animar as irmãs dos novos conventos. Por muito tempo, serviu a cada irmã, dedicando-se a cuidar também de quem cuida.

Chegando ao fim de sua vida terrena, com fama de santidade, ela parte para a Morada Eterna em 18 de janeiro de 1613.

Sua missão e carisma perdura até hoje, na vida de cada irmã da Congregação das Irmãs de Santa Catarina e também na vida e vocação de cada leigo e leiga colaborador dessa obra da ACSC. Por isso, somos gratos à dedicação dessa jovem, que nos anima e nos mostra que vale a pena lutar pelos seus sonhos e ideais, colocar a “mão na massa” e trabalhar para a construção de um mundo melhor.

Que a Bem-aventurada Madre Regina caminhe sempre conosco, sendo uma luz que nos indica com segurança um mundo melhor.

Bem-aventurada Madre Regina, Rogai por nós!

2020.01.10



Sem Comentários

156 Visualizações

Deixe um comentário :