Dia da Pizza é comemorado com muito sabor

Postado por admin

Dez de julho foi a data escolhida para comemorar o dia da pizza. Esse prato da culinária italiana se espalhou pelo mundo e ganhou diversas variações de sabores, de acordo com as preferências de cada povo. O que muita gente não sabe é que a pizza não surgiu na Itália. Saiba um pouco mais sobre a história da pizza aqui.

Afinal, quem misturou a farinha e a água pela primeira vez?

A história narra que os primeiros a fazerem essa mistura podem ter sido os egípcios. No entanto, os gregos também reivindicam esse pioneirismo, devido à produção de massas finas a base de farinha, trigo, arroz e grão-de-bico. Eles costumavam assar a massa utilizando tijolos quentes. Também há registros de que babilônios, hebreus, fenícios e turco-muçulmanos também já faziam misturas semelhantes, aplicando especiarias e carne.

Esse costume chegou à Itália na Idade Média, através das Cruzadas. Foram os italianos que adicionaram outros ingredientes e idealizaram a pizza no formato que conhecemos hoje, redonda e com recheios variados. Antes, a pizza era comida como um sanduíche, o que podemos chamar de uma versão primitiva do calzone.

Pizza à brasileira

A pizza chegou ao Brasil junto com os imigrantes italianos e rapidamente foi incorporada ao cardápio nacional. No começo as pizzas mais populares eram de mozzarella e anchova, mas com o tempo os brasileiros adicionaram novos ingredientes como hortaliças, frango e embutidos.

Desde 1985, a data de dez de julho foi instituída em São Paulo, como o Dia da Pizza. Na época, o então secretário de turismo determinou a data como encerramento de um concurso que elegeria as dez melhores receitas de pizza mozzarella e margherita da cidade. A data se fixou e faz parte do calendário do paulistano até hoje, se expandindo para outras regiões do país. E você? Já comeu sua pizza hoje?

2014.07.10



Sem Comentários

567 Visualizações

Deixe um comentário :