Cuidado humanizado com pacientes é rotina no HSJ

Postado por admin

Cuidar com amor é uma marca do Hospital São José (RJ), que se reflete diariamente no trabalho das equipes junto aos pacientes. Não é raro, por exemplo, passar pelo pátio da Instituição e encontrar a equipe de enfermagem com pacientes tomando sol. Essa e outras ações tornam a campanha “O que importa para você?”, promovida para atender às necessidades dos pacientes da ACSC (a qual o HSJ integra), enraizada na rotina diária dos profissionais da Casa.

Comemorações de aniversário e visitas de familiares são algumas das ações promovidas. Nessas ocasiões, além de prover conforto emocional aos beneficiados, os colaboradores se sentem realizados com a oportunidade de praticá-las. Vanessa Moraes Quinteiro foi levada à emergência no dia em que completaria 39 anos. Ela estava triste, pois à noite comemoraria o aniversário. “A tristeza se transformou em alegria quando ela viu a família chegando para uma comemoração surpresa. Que Deus nos fortaleça para sempre podermos fazer a diferença na vida das pessoas”, contou Juliana Araújo, Supervisora de Enfermagem do Pronto Atendimento.

Passar as festividades de fim de ano em internação pode ser difícil para os pacientes, mas há sempre alguma forma de amenizar o sofrimento. Francisca do Nascimento, internada há quase três meses na época, desejava ver os fogos na virada do ano. “Fizemos o que importava para ela: levamos para a janela do hospital, onde pode acompanhar a queima dos fogos”, relatou Julian Chermaut, Supervisor de Enfermagem Noturno.

A mobilização envolve não somente os profissionais de enfermagem, mas colaboradores de outras áreas. Quando pacientes desejam comer algum alimento que não faça parte da dieta prescrita, por exemplo, os nutricionistas entram em ação, avaliando a possibilidade e, com apoio de outros membros do Serviço de Nutrição e Dietética, fornecendo a refeição. Para Degair de Rezende, que voltava ao hospital frequentemente para internações, importava comer arroz, feijão, bife e salada. “Apesar das limitações, conseguimos, junto à enfermagem, realizar o desejo dele”, comentou Eliane Pimentel, Nutricionista.

O reconhecimento por parte dos pacientes e familiares torna a mobilização ainda mais recompensadora. “Recebemos na noite de Natal a visita das filhas de um de nossos pacientes que, infelizmente, havia falecido, para agradecer o nosso cuidado. Isso foi um presente para nós”, disse Cynthia Ferreira, Enfermeira da Internação SUS. Segundo Renata Corrêa Gomes, Coordenadora de Enfermagem, fazer o que importa para o paciente é pôr em prática o cuidado integral centrado na pessoa, na qual a junção da ciência com o amor poderá tornar a experiência do paciente um pouco melhor, reduzindo o sofrimento de quem não escolheu estar em um leito de hospital.

Confira fotos das ações:

2019.01.22



Sem Comentários

203 Visualizações

Deixe um comentário :