CSSJ realiza simulado inter-hospitalar de atendimento para vítimas de acidente

Postado por admin

A Casa de Saúde São José (RJ), em parceria com a Casa de Saúde Santa Lúcia, realizou um Simulado de Atendimento. A dinâmica previa que 13 vítimas de uma explosão – três em estado grave, entre elas um bebê – fossem transferidas da Casa de Saúde Santa Lúcia para atendimento na Emergência na CSSJ. Esta foi a primeira simulação entre dois hospitais realizada no Rio de Janeiro.

Durante o plano de contingência, atores caracterizados e maquiados, além de um boneco para a representação do bebê, passaram por uma triagem no átrio do Hospital, recebendo classificações de gravidade nas cores vermelha, amarela ou verde (método CRAMP). Além do Pronto Atendimento, a dinâmica mobilizou setores como a Central de Material e Esterilização, Banco de Sangue, Internação, CTI, Centro Cirúrgico, Anestesia, Radiologia e Laboratório, além da Direção Executiva, Gerências de Enfermagem e Hotelaria, e Coordenação de Comunicação. O Corpo de Bombeiros também foi acionado.

Esta foi a terceira vez que a CSSJ promoveu um simulado de acidente com múltiplas vítimas. Em 2015 e 2016, o hospital simulou o atendimento a vítimas de um atropelamento e da queda de uma arquibancada, respectivamente. As dinâmicas anteriores contribuíram para garantir ao Hospital certificações de qualidade, entre elas a canadense Qmentum, concedida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) e a Accreditation Canada.

“Esse exercício contínuo é fundamental para que possamos manter nossas equipes aptas para quaisquer casos de emergência. O treinamento aprimora as nossas diretrizes de funcionamento em casos de grandes ocorrências, garantindo maior presteza e qualidade nos atendimentos”, considerou o médico do Trabalho, Marcelo Jacobina.

 

2017.04.03



Sem Comentários

632 Visualizações

Deixe um comentário :