CSC-SP realiza a 1ª Caminhada pela Paz

Postado por admin

Empenhado em semear uma cultura de paz, o Colégio Santa Catarina (SP) promoveu, no dia 8 de abril, a 1ª Caminhada pela Paz, um evento aberto ao público e totalmente gratuito, que contou com a participação de aproximadamente 700 pessoas, entre alunos, familiares e comunidade local, além dos animais de estimação, que também foram bem-vindos. A Caminhada pela Paz fez parte da agenda de ações que a Casa programou para o ano de comemoração dos seus 90 anos.

Engajados com a causa, a maioria dos participantes compareceu utilizando roupas brancas. Durante a caminhada, eles seguraram bexigas com a mensagem “Que a Paz prevaleça na Terra”, distribuídas pela organização do evento com o desejo de ressaltar a paz, o respeito à vida e a tolerância com o próximo pelas ruas do bairro da Mooca.

Durante o trajeto, de aproximadamente 2 km, o público soltou a voz com músicas que enalteciam a paz, o amor e a vida, conduzidos por uma banda em cima de um trio elétrico.

Chegando ao destino da Caminhada, o Centro Educacional da Mooca, escolhido estrategicamente por ter sido recentemente lançado um projeto para sua revitalização, os diretores do Colégio, Paulo Aquino e Fernando Martins, enfatizaram em seus dicursos não apenas a importância da paz, mas também da cidadania, da união e da participação da comunidade em causas sociais. E, de forma efetiva, as famílias plantaram mudas de flores, de azaleia e flor do sol, nos canteiros do parque, com o apoio de toda a equipe do Colégio.

Poste da Paz

Ainda no contexto de semear a cultura da paz, os alunos participaram da inauguração de um Poste da Paz, fixado no pátio do Colégio, no dia 7 de abril, em um evento restrito à participação de alunos e colaboradores.

O Poste é um projeto que surgiu no Japão, alguns anos após o bombardeio nuclear da Segunda Guerra Mundial, e contém a frase “Que a Paz Prevaleça na Terra” gravada em seis idiomas diferentes (polonês, italiano, alemão, português, inglês e francês), uma referência à presença das Irmãs de Santa Catarina pelo mundo, com o objetivo de lembrar a população sobre a importância da paz.

Em tempos de frequentes demonstrações de intolerância religiosa pelo mundo, o Colégio aproveitou a oportunidade para promover uma conscientização sobre o assunto, convidando líderes de diferentes religiões para inaugurarem, junto aos alunos, o Poste da Paz. Estiveram presentes na ação diversos representantes, como Pe. Jordélio, do Cristianismo, Babalorixá Sidnei, do Candomblé, Monge Ryosan, do Budismo e Rabino Yonatan Szewkis, do Judaísmo. Juntos, eles discutiram a importância da construção da paz na sociedade e a necessidade do diálogo inter-religioso. No encerramento, a inauguração se deu por um momento de oração com os representantes religiosos e alunos, que posicionaram suas mãos frente ao poste, enquanto o Rogério Medici, integrante da equipe Pastoral, fazia a leitura de uma exortação à Paz.

“A inauguração do Poste da Paz e a Caminhada da Paz revelam o desejo do Colégio Santa Catarina de ensinar com atos concretos. Foi uma lição de cidadania e fraternidade, fazendo com que a missão das Irmãs de Santa Catarina continue se propagando pelas ruas da Mooca”, afirma o vice-diretor do Colégio, Fernando Martins.

 

2017.04.17



Sem Comentários

572 Visualizações

Deixe um comentário :