CSC-SP promove bloquinho de Carnaval

Postado por admin

O Carnaval mais puro está no olhar das crianças. É época de sair na rua vestido como se quiser, encontrar amigos, brincar, dançar e fazer bagunça. Pensando nisso, o Colégio Santa Catarina (SP) promoveu, no último dia 27 de fevereiro, o “Santa Folia”, um bloquinho com os alunos do 4º ao 7º ano. As crianças, de faixa etária entre 9 e 12 anos, saíram pelas ruas da Mooca, Zona Leste de São Paulo, acompanhadas pelos pais, professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, direção e equipe de apoio, para garantir máxima segurança e diversão a todos.

Segundo a coordenadora do Fundamental I do Colégio Santa Catarina, Regina Toledo, a ideia é que os alunos se integrem ao bairro e troquem experiências com a comunidade, para entenderem, na prática, o conceito de cidadania. “Em união, o Colégio, familiares e moradores sairam para festejar com a consciência de sua responsabilidade social e ambiental. Vamos mostrar que é possível extravasar sem serpentina nem confetes, deixando as nossas ruas limpas e organizadas. O ‘Santa Folia’ foi um momento de aprendizado geográfico ao andar pelas ruas, conhecer os lugares e compartilhar a alegria do Carnaval com a comunidade”, afirma Regina.


Preparação em sala de aula:

Ao longo do mês de fevereiro, os alunos se prepararam em sala de aula para o grande momento. Eles conheceram o Carnaval de Recife, onde o frevo é considerado Patrimônio Artístico Cultural Brasileiro; o axé da Bahia, com os grandes artistas carregando multidões atrás dos trios elétricos; e as Escolas de Samba e sambódromos do Rio de Janeiro e de São Paulo. As crianças também analisaram o impacto econômico da festa nas grandes capitais, com a chegada de milhares de turistas do mundo todo.
Nas aulas de música, os alunos estudaram o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e criaram, em conjunto, o “Samba do ECA”, com uma letra que lembra algumas normas básicas, como o direito à vida, liberdade, respeito, esporte e lazer para o bem-estar, moradia e educação de qualidade. Também foram realizadas oficinas para que as crianças confeccionassem seus próprios abadás e estandartes de Carnaval, utilizando recursos e materiais disponíveis, visando a sustentabilidade.
“O Carnaval é a maior festa da cultura brasileira, um evento que valoriza os saberes regionais, a vivência de cada povo e suas manifestações em diversas regiões do País”, lembra Regina.

Fotos do bloquinho:

2019.03.11



Sem Comentários

74 Visualizações

Deixe um comentário :