CSC prepara alunos para o Fundamental II

Postado por admin

A mudança de segmento escolar traz um universo totalmente novo para os estudantes, ainda mais quando envolve, também, mudança de turno escolar, como é o caso dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Catarina, que passam a estudar na parte da manhã, no Fundamental II. Pensando em amenizar toda a ansiedade que essa passagem pode ocasionar, a equipe pedagógica do colégio reuniu todas as turmas do 5º ano no ginásio poliesportivo do colégio e apresentou à supervisora Giselle Imbelloni, à psicóloga Fernanda Pedroso e à orientadora Benita Costa, profissionais responsáveis pelo Fundamental II. Logo em seguida, elas responderam perguntas feitas pelos estudantes.

Antes desse encontro, a psicóloga Anna Paula, a orientadora Alda e a coordenadora de série Dodó, fizeram um trabalho de preparação com os alunos, em sala de aula. “Elas fizeram uma trajetória nesse trem chamado vida usando o símbolo do trem mesmo. E que ao longo da viagem o trem vai acoplando novos vagões e cada um deles traz na bagagem emoções, colegas que conhecemos, acontecimentos que nos marcam. Fizemos esse resgate, etapa por etapa, para mostrar que agora vem um novo vagão, cuja rotina eles não conheciam. E com esse trabalho, percebemos que as crianças tinham muitas curiosidades e dúvidas. Por isso decidimos fazer esse encontro para esclarecer essas pequenas questões que geram tanta insegurança e ansiedade e para que eles cheguem mais tranquilos no 6º ano. Explicou a supervisora Rosângela Teixeira.

“Eu considero que é esta seja segunda grande mudança na vida escolar deles. A primeira é quando eles saem do aprendizado mais lúdico e vão para a alfabetização, no primeiro ano. Mas agora é ainda mais brusca a mudança, porque muda o turno, muda a dinâmica de aprendizagem, já que eles passam a ter um professor para cada matéria, aulas de 50 minutos. Eles não estão acostumados com essa dinâmica de sai um professor, entra outro. É mais responsabilidade na cobrança da maturidade deles. Então, essa preparação é muito importante, porque, assim, eles já chegam no 6º ano com uma ideia desmistificada do que eles vão encontrar pela frente”, avaliou Benita.

2015.01.07



Sem Comentários

418 Visualizações

Deixe um comentário :